Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Netflix perde a vergonha e assume que Pedaço de Mim é novela... mas só nos EUA

Marcos Serra Lima/Netflix

Vladimir Brichta aponta o dedo para Juliana Paes, que segura um notebook e tem expressão de choque

Vladimir Brichta e Juliana Paes são os protagonistas do "melodrama" Pedaço de Mim, da Netflix

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 5/7/2024 - 21h26

A confusão que a Netflix fez na hora de classificar Pedaço de Mim deixou o público de cabelo em pé --afinal, a nova produção nacional é uma novela ou uma série? No Brasil, a plataforma chamou o projeto de "melodrama". Mas, nos Estados Unidos, o streaming perdeu toda a vergonha e deu ao dramalhão o título que ele merece, com todas as letras: telenovela, simples assim.

O rótulo é bem claro na descrição de Desperate Lies (Mentiras Desesperadas, em tradução literal), título que Pedaço de Mim recebeu em inglês. "A telenovela brasileira estrelando Juliana Paes e Vladimir Brichta cobre duas décadas de um casamento complicado por traições, segredos e uma gravidez de gêmeos rara que envolve dois homens diferentes", adianta a sinopse no site Tudum.

Fica a dúvida, então, de por que a plataforma tentou tantos dribles mentais para que a produção não ganhasse o rótulo de "novela" no Brasil. Afinal, é um formato que o público nacional conhece bem e que tornou seus protagonistas conhecidos em todo o país --e, dado o sucesso internacional de alguns folhetins da Globo, no mundo também.

O brasileiro consome suas novelas há décadas, muito antes de a Netflix sequer começar seus negócios como uma locadora de DVDs. Por que ter vergonha de classificar um produto em um gênero que é a cara do Brasil?

Quando anunciou Pedaço de Mim, a plataforma chamou a produção de "melodrama brasileiro" --o que gerou indignação dos fãs pelo fato de a plataforma supostamente menosprezar o gênero novela. Já na divulgação do trailer, o streaming optou por usar "minha nova série".

Nesta sexta-feira (5), para celebrar o lançamento da atração, ela lançou mão de um novo rótulo. "Pedaço de Mim, uma nova série com gostinho de novela, já está disponível", escreveu a empresa em seu perfil no Instagram.

Novelão do início ao fim

Os 17 episódios da produção chegaram ao catálogo do serviço nesta sexta (5), com uma história bastante dramática. Liana (Juliana Paes) vive uma crise no casamento com Tomás (Vladimir Brichta) após descobrir uma traição.

Numa noite agitada, ela é drogada e estuprada por Oscar (Felipe Abib). Depois, descobre estar grávida de gêmeos --só que por meio de uma superfecundação heteroparental, ou seja, em que cada bebê é de um pai diferente.

Assista ao trailer de Pedaço de Mim:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.