Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA NESTA QUARTA

Luz: Nova série é resposta da Netflix ao sucesso de novelas do SBT no streaming

Fotos: Aline Arruda/Netflix

Marianna Santos segura um pingente de vagalume em foto promocional da série Luz, da Netflix

Marianna Santos é a protagonista de Luz, primeira série infantojuvenil da Netflix no Brasil

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 7/2/2024 - 10h00

Desde 3% (2016-2020), a Netflix já lançou cerca de 30 séries originais brasileiras. O maior sucesso nacional na plataforma, no entanto, é Chiquititas (2013), novela originalmente exibida pelo SBT e que teve seus direitos adquiridos pelo streaming. A audiência é tão grande que até demorou para a gigante produzir sua primeira série voltada para o público infantojuvenil --deslize que ela corrige nesta quarta-feira (7), com a estreia de Luz.

A atração bebe na fonte das várias novelas produzidas pela emissora de Silvio Santos que fazem sucesso na Netflix. Assim como em Chiquititas, a protagonista Luz (Marianna Santos) é uma órfã que sonha em formar uma família de verdade --ela foi criada na comunidade indígena kaingang, mas nunca se sentiu totalmente integrada à tribo.

De Carrossel (2012), Luz empresta a escola --um internato, tal qual a de Carinha de Anjo (2016)-- povoada por estudantes que têm suas personalidades definidas por uma única característica, como o aprendiz de influenciador que só pensa em seguidores e curtidas ou o menino que sofre com a alimentação saudável forçada goela abaixo por sua mãe (Miá Mello).

Daniel Rocha (de Avenida Brasil) surge como Marcos, mestre de Biologia que sofre para diferenciar a sua posição como autoridade da amizade que nutre com os alunos --uma espécie de "professora Helena" da nova geração.

Assim como Isabela (Larissa Manoela) em Cúmplices de um Resgate (2015), Luz é arrancada de seus pais logo depois do parto e criada por outra família sem saber o que deixou para trás. No caso da menina, trata-se de Carlos (Celso Frateschi), o avô ricaço que ordenou que ela fosse morta ainda bebê sob o risco de um dia ter que deixar sua herança para a neta --quem culpa pela morte do filho (Bruno Gadiol) em um acidente de carro.

Por fim, a série traz pitadas de As Aventuras de Poliana (2018) com o Jogo do Contente --que não é citado explicitamente, mas transparece nas atitudes dos personagens mirins. Em especial da própria Luz e de Joca (Francisco Galvão), aluno do internato que se torna o melhor amigo da protagonista e sempre encontra uma luz (sem trocadilhos) no fim do túnel, por pior que esteja a situação dos mocinhos da história.

A mistura poderia até indicar uma falta de criatividade da equipe da série, mas os elementos aproveitados não foram exatamente uma criação de Iris Abravanel para as novelas do SBT, então o benefício da dúvida merece ser concedido. E a equipe de Luz se aproveita disso para entregar uma narrativa redondinha, focada nas crianças, mas que não frustrará os pais.

Há espaço até para fugir do maniqueísmo e construir um antagonista com crise de consciência. Baltazar (Marcos Pasquim) é um capanga de Carlos que recebeu a missão de se livrar de Luz ainda bebê. Incapaz de matá-la, ele deixou a protagonista aos cuidados da pajé Ga (Claudia Di Moura), que a criou como parte dos kaingang.

Ao descobrir, nove anos depois, que sua neta ainda está viva, Carlos fica furioso e inicia uma caçada à garota. Além de Baltazar, que precisa se provar depois do deslize do passado, o time "do mal" conta com Valéria (Mel Lisboa), nova capataz do vilão que é capaz de qualquer coisa para mostrar serviço.

Luz decide fugir e acaba parando no internato onde conhece Joca e os outros alunos, além do professor Marcos --que a coloca sob suas asas. Juntos, todos precisam resolver o mistério da identidade da protagonista, garantir sua segurança e ainda acabar com os vilões que ameaçam a escola.

Marcos Pasquim e Mel Lisboa são rostos mais famosos de Luz

Apesar de os protagonistas serem as crianças --com um elenco muito talentoso e que não apresenta os cacoetes típicos de atores mirins--, elas estão cercadas de adultos com muito cacife.

Além dos nomes já citados, Luz conta com Mauricio Destri, Gabriela Moreyra, Dandara Albuquerque, Aramis Trindade, Julianne Trevisol e Paulo Rocha --todos com passagem pela Globo.

Até a direção tem um temperinho de novela: o projeto é assinado por Thiago Teitelroit, que fez A Favorita (2008), Cordel Encantado (2011), Avenida Brasil (2012), Flor do Caribe (2013), Totalmente Demais (2015) e Malhação - Vidas Brasileiras (2018), entre outros folhetins.

A primeira temporada de Luz chegou completa à Netflix nesta quarta (7). Confira o trailer da série infantojuvenil:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.