PROBLEMA NO SBT

No ar há 19 meses, As Aventuras de Poliana sofre com desgaste e queda no Ibope

REPRODUÇÃO/SBT

Tia Luísa (Thais Melchior) e Poliana (Sophia Valverde) em cena triste de As Aventuras de Poliana, do SBT

Tia Luísa (Thais Melchior) e Poliana (Sophia Valverde): novela deixou de ser programa mais visto do SBT

VINÍCIUS ANDRADE - Publicado em 18/12/2019, às 05h31

Antes sucesso de audiência e programa mais visto fora da Globo, As Aventuras de Poliana enfrenta o momento mais delicado desde que estreou, em maio do ano passado. Com 415 capítulos exibidos nos últimos 19 meses, a novela escrita por Iris Abravanel apresenta sinais de desgaste e perde público semana após semana.

Nas 11 semanas entre 15 de julho e 27 de setembro, a trama teve 11,1 pontos de média na Grande São Paulo, com uma das edições atingindo 12,9 no Ibope. Dos 66 episódios mostrados nesse período, apenas seis deram menos de dois dígitos.

Já no período de 30 de setembro a 13 de dezembro, a situação foi bem diferente, com 9,5 pontos de média e 40 capítulos abaixo dos 10,0 pontos. Em 25 de novembro, Poliana teve a terceira pior audiência da história: 6,3 de média. O resultado só não ficou abaixo dos episódios que foram ao ar na véspera de Natal (5,8) e Ano-Novo (5,1), datas em que o número de TVs ligadas desaba.

Nessa tendência de queda, o fim deste ano pode ser muito pior para o folhetim. Na última segunda (16), a trama protagonizada por Sophia Valverde marcou apenas 8,7 pontos e teve o seu pior desempenho nesse dia da semana. Antes vice-líder com folga, ela agora chega a ser ameaçada pela Record.

As Aventuras de Poliana entrou no ar de forma avassaladora, com média superior a 15 pontos em seus dois primeiros meses de exibição. Na ocasião, se tornou a novela mais vista do SBT nos últimos 15 anos e manteve esse patamar até agosto de 2018.

De lá para cá, havia se estabilizado na média de 11 ou 12 pontos e tinha o título de programa mais visto do SBT; também era a atração que atraía mais público fora da Globo. O posto foi perdido em outubro, quando o Roda a Roda assumiu a liderança na emissora de Silvio Santos. Em alguns dias, a trama teen ainda fica atrás do Programa do Ratinho e da reprise de Cúmplices de um Resgate.

Inicialmente prevista para acabar em 2020, Poliana foi esticada e deve chegar ao fim apenas em 2021, quando será substituída por Patinho Feio. Serão três anos de exibição contínua, ou quase 800 capítulos, o que coloca a produção como uma das mais duradouras da emissora de Silvio Santos, atrás apenas da primeira versão de Chiquititas (1997-2001).

A partir do próximo ano, Poliana entrará em uma segunda temporada, com a troca de alguns nomes do elenco. Larissa Manoela, por exemplo, já gravou suas últimas cenas no SBT. Ela não quis renovar seu contrato, que chega ao fim neste mês.

Últimas de As Aventuras de Poliana

Resumos semanais

Resumo da novela As Aventuras de Poliana: Capítulos de 26 a 28/2

Quarta, 26/2 (Capítulo 466)
Afonso tenta impressionar Fernanda, mas seus planos não saem como esperado. Marcelo vai até a casa de Pendleton e questiona Luísa sobre o beijo. Bento diz a Ruth que eles estavam melhor antes da chegada ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Quem é a mãe mais surtada de Amor de Mãe?
Thelma
80.47%
Lurdes
9.58%
Vitória
1.97%
Leila
7.99%

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook