Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRÍTICA

La Casa de Papel: Série da Netflix tem final emotivo e cheio de reviravoltas

Divulgação/Netflix

Álvaro Morte fala pelo rádio em cena da Parte 5 de La Casa de Papel

Álvaro Morte em cena da Parte 5 de La Casa de Papel; fenômeno da Netflix chegou ao fim

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 3/12/2021 - 14h52

Um dos maiores fenômenos da história da Netflix, La Casa de Papel (2017-2021) chegou ao fim com a estreia dos últimos episódios da Parte 5 nesta sexta-feira (3). Repleta de emoção e reviravoltas, a série espanhola teve uma conclusão digna e que promete deixar órfãos os fãs do Professor (Álvaro Morte) e dos integrantes da Resistência.

Concluir uma série de sucesso mundial nunca foi uma tarefa fácil. Nos últimos anos, produções como Game of Thrones (2011-2019) e Dexter (2006-2013) deram exemplos de como arrastar uma história com escolhas discutíveis para se aproveitar da fama pode ser fatal.

Felizmente, La Casa de Papel não cometeu os mesmos erros. O criador Álex Pina e a equipe de roteiristas conseguiram justificar a extensão da trama acrescentando ação, surpresas e inúmeras reviravoltas para apimentar o jogo de gato e rato entre a equipe comandada pelo Professor e as autoridades da Espanha.

O final do volume 1 abriu uma lacuna no coração dos fãs que acompanharam a série desde o início. A morte de Tóquio (Úrsula Corberó), um dos destaques da trama desde o início, mostrou que ninguém estava a salvo e que qualquer peça do tabuleiro de xadrez poderia ser derrubada sem hesitar.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Rio (Miguel Herrán) e Denver (Jaime Lorente)

Rio (Miguel Herrán) e Denver (Jaime Lorente)

O sacrifício de Tóquio injetou uma quantidade ainda maior de emoção para os eventos finais de La Casa de Papel. Transtornado, o Professor mais uma vez teve que se recompor frente a uma nova derrota para não deixar o plano do roubo do Banco da Espanha ir por água abaixo. Para isso, ele contou com a ajuda surpreendente de Alicia Sierra (Najwa Nimri), confirmando a teoria de que a ex-inspetora se tornaria aliada da Resistência.

Com o Professor perseguido pelas ruas de Madrid e o país em estado de sítio, os ladrões dentro do Banco da Espanha se viram jogados à própria sorte. Apesar de muitas vezes serem passados para trás, o comandante Tamayo (Fernando Cayo) e o capitão Sagasta (José Manuel Seda) se provaram adversários fortes para combater os protagonistas.

Como em todas as temporadas anteriores, a Parte 5 mantém a principal característica de La Casa de Papel: não se pode tirar o olho da tela. A qualquer momento, surge uma pista nova sobre o mirabolante plano de Professor e Berlim (Pedro Alonso) para roubar o ouro e retirar os assaltantes a salvo do banco.

O mérito dos novos episódios é construir a tensão de maneira crível o bastante para se levar a trama a sério. Claro, por se tratar de uma obra de ficção, La Casa de Papel sempre recorreu a exageros, mas nem mesmo a menor quantidade de ação na reta final fez com que a atração ficasse menos alucinante. O Professor será capturado? Denver (Jaime Lorente) vai trair seus companheiros? Rio (Miguel Herrán) também vai morrer? São muitas emoções distribuídas em um curto espaço de tempo.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Rafael (Patrick Criado) e Berlim (Pedro Alonso)

Rafael (Patrick Criado) e Berlim (Pedro Alonso)

O volume 2 da Parte 5 foi construído para ser a despedida perfeita para os personagens e, por isso, eles vêm carregados de emoção. Sem deixar perguntas sem respostas, é interessante descobrir o destino de Rafael (Patrick Criado) e Tatiana (Diana Gómez) e suas relações com o plano do Professor. Até em seus momentos finais, La Casa de Papel foi capaz de entregar surpresas enormes para os fãs.

Como o próprio criador da série já havia anunciado, a quinta temporada encerra a trama focada na Resistência e no roubo do Banco da Espanha. A jornada do Professor e de seus aliados chega ao fim de forma digna e faz jus ao sucesso da série. E para aqueles que já sentem falta dos personagens, a Netflix anunciou um spin-off centrado em Berlim. Definitivamente, o universo de La Casa de Papel ainda tem boas histórias para contar.

Assista ao trailer dos últimos episódios de La Casa de Papel:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.