Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXTREMISTAS.BR

Globoplay vai ao submundo da extrema direita em série atualizada às pressas

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Manifestante na Avenida Paulista pede pelo voto impresso em um cartaz verde e amarelo

Em oito episódios, série do Globoplay mostra a rotina dos manifestantes da extrema direita

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 11/1/2023 - 6h35

A forma como a extrema direita se uniu para alavancar o nome de Jair Bolsonaro nos últimos quatro anos se tornou tema de Extremistas.br, série documental lançada pelo Globoplay nesta quarta (11). A equipe da produção precisou modificá-la às pressas para adicionar cenas dos atos terroristas que aconteceram em Brasília no último domingo (8).

As eleições de 2022 foram marcadas pelo confronto direto entre Luiz Inácio Lula da Silva e Bolsonaro. O documentário de oito episódios, narrado pela atriz Malu Mader, acompanha a organização de grupos de direita que tentaram impedir a reeleição do petista.

A produção foi iniciada em março de 2021, um mês antes do início da CPI da Covid. Além do negacionismo presente no discurso do grupo analisado, Caio Cavechini, diretor da série, também se aprofundou em temas como armamentismo, religião e até engenharia de algoritmos.

No primeiro episódio do documentário, Cavechini expôs algumas das estratégias utilizadas por militantes radicais. Um dos entrevistados pela produção, que preferiu não se identificar, trabalha com marketing de indignação e é pago para destruir a reputação dos adversários de seus clientes por meio da propagação de notícias falsas nas redes sociais.

De manifestações que exigiam o voto impresso até acampamentos em frente a quartéis-generais do Exército brasileiro, o documentário mostra como são as reuniões entre aqueles que lutam contra o tal "fantasma do comunismo". A estreia coincide com os atos terroristas que aconteceram em Brasília no último domingo, motivados pela posse de Lula como presidente do país.

Entre os influenciadores relevantes da direita, Extremistas.br conta com depoimentos de Sarah Winter e o deputado federal Paulo Bilynskyj --que chega a brincar sobre uma possível participação no reality No Limite.

O outro lado

A série também compartilha o ponto de vista de militantes antibolsonaristas. O deputado federal André Janones (Avante) mostrou como as redes sociais se tornaram uma ferramenta eficaz para a eleição de Lula como chefe do Executivo. No último ano, Janones se destacou na mídia ao ser um dos principais cabos eleitorais do petista.

Os donos do perfil Sleeping Giants Brasil, criado por um casal universitário, foram entrevistados para o documentário. A conta é responsável por combater o discurso de ódio e a desinformação na internet. Além disso, a série acompanha o dia a dia de uma militante infiltrada em grupos bolsonaristas do Telegram.

O ex-vereador Ari Friedenbach também depôs para o documentário. O advogado é pai de Liana, morta em 2003. Ele reagiu a uma entrevista de Jair Bolsonaro, em que o ex-presidente usou seu caso para defender a posse de arma no Brasil.

"Eu sei o que eu passei e eu tenho a minha postura. Agora, ele quer defender essa postura de extrema direita no meu nome? Usando a minha história?", rebateu Friedenbach, defensor dos direitos humanos e contra o armamentismo.

Mudança após atos

Inicialmente, os oito episódios de Extremistas.br seriam lançados nesta quarta. No entanto, depois da edição feita por causa dos atos antidemocráticos em Brasília, o esquema foi modificado pelo Globoplay. Os três primeiros dos oito capítulos da série produzida pelo Jornalismo da Globo saíram hoje na plataforma. Os três seguintes estreiam no dia 18 e, os dois últimos, em 25 de janeiro.

Segundo o serviço de streaming, a produção "está sendo atualizada após os ataques antidemocráticos provocados por extremistas que invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal".

"Foi um mergulho intenso e desafiador. Nosso trabalho em extremistas.br foi principalmente de ouvir e observar. É interessante que muitos se abriram para a nossa equipe, quando abordados fora do ambiente de grupo, em conversas individuais. A minha sensação é de que a série é uma contribuição duradoura para o debate sobre os motivos que levam as pessoas a atacarem a democracia", argumenta Caio Cavechini, diretor da série.

Os três primeiros episódios de Extremistas.br estão disponíveis no Globoplay. Assista ao trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.