Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CAOS

Tutinha deixa presidência da Jovem Pan em meio à pressão e atos terroristas

DIVULGAÇÃO/JOVEM PAN

Ex-presidente da Jovem Pan, Tutinhha está de terno e gravata em cima de um palco com a logo da empresa no fundo

Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, deixou a presidência do canal Jovem Pan

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 9/1/2023 - 15h04
Atualizado em 9/1/2023 - 17h19

O empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, conhecido como Tutinha, renunciou ao cargo de presidente do Grupo Jovem Pan nesta segunda-feira (9). A decisão acontece depois de a empresa receber críticas sobre a cobertura dos atos terroristas, que aconteceram em Brasília no domingo (8).

A informação foi antecipada pelo site Tudo Rádio e confirmada pelo Notícias da TV. Tutinha decidiu deixar a presidência depois de a JP News ser acusada nas redes sociais de fomentar o golpismo bolsonarista, que atacou os prédios do Três Poderes, no Distrito Federal.

Durante a cobertura, o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Ministério da Justiça receberam diversas denúncias contra o veículo e seus comentaristas. Para evitar um desgaste ainda maior da imagem da JP, Tutinha tomou a decisão de sair do comando da empresa.

A atitude do empresário, que desempenhava esta função desde 2013, está sendo vista como uma tentativa de blindar o grupo e a família Carvalho, que está no olho do furacão por causa do ao apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Seus profissionais são acusados de propagar fake news e apoiar desobediências a decisões do Supremo.

Fontes afirmam que o clima na empresa é de tensão e caos. Tutinha, que continuará sendo o maior acionista da empresa, será substituído por Roberto Araujo, CEO do grupo desde 2014. Desde que a família Carvalho comprou a Jovem Pan, esta será a primeira vez que a presidência será ocupada por um membro de fora do clã.

Procurada, a Jovem Pan confirmou a mudança no alto escalão da empresa em nota:

Roberto Alves de Araújo é o novo presidente do Grupo Jovem Pan. O executivo assume o cargo que foi ocupado por Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, até o final de 2022. Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, assim como os demais acionistas da empresa, continuam no Conselho de Administração com a missão de preservar os princípios e valores que norteiam o Grupo Jovem Pan há 80 anos.

Problemas são antigos

No início de dezembro, a emissora afastou Tiago Pavinatto, que apresentava o Linha de Frente. Ele debochou com caretas e mascou um chiclete ao vivo durante o discurso do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), na diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente eleito.

Pavinatto fez caretas para a câmera, como se discordasse das falas de Moraes, que discursou sobre a importância da democracia para o Brasil. O ministro, que presidiu o TSE no último biênio, também fez duras críticas às fakes news e às manifestações golpistas.

Além disso, o jornalista abriu a boca para mostrar que mascava um chiclete, em um tom de não se importar com o que o magistrado falava. Uma investigação realizada pela Jovem Pan, e a qual Notícias da TV teve acesso, comprovou que ele cometeu o ato de propósito para rir da cara de Moraes.

Durante o período eleitoral, o canal chegou a ser obrigado a pedir desculpas para Lula e dizer ao vivo que ele não era ex-presidiário. Comentaristas radicais, como Augusto Nunes e Ana Paula Henkel, foram demitidos para evitar novos problemas jurídicos. A empresa ainda aproveitou as novas determinações para realizar uma reformulação em seus quadros.

Veja o vídeo que causou a saída de Pavinatto:

TUDO SOBRE

Jovem Pan


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.