Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Streaming da Globo

Globoplay pega carona em séries americanas consagradas pela Record e SBT

Reprodução/The CW

Os atores Tyler James Williams e Terry Crews em cena do primeiro episódio de Todo Mundo Odeia o Chris - Reprodução/The CW

Os atores Tyler James Williams e Terry Crews em cena do primeiro episódio de Todo Mundo Odeia o Chris

JOÃO DA PAZ

Publicado em 23/8/2019 - 4h55

Séries norte-americanas consagradas pela Record e pelo SBT, que já provocaram dores de cabeça na Globo, estão sendo usadas pelo Globoplay como chamariz de novos assinantes. O streaming da Globo, que há um ano investe em produções internacionais de grande porte, pega carona na popularidade de atrações que a assombraram no passado.

Nesta semana, entrou no catálogo do Globoplay a primeira temporada (de um total de quatro) da comédia Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009). A série curinga da Record é a atração atualmente em evidência na plataforma. Antes, já haviam chegado Smallville (2001-2011) e Supernatural, hits do SBT.

Duas temporadas de Smallville (de dez) estão disponíveis no Globoplay. Já de Supernatural, estão liberadas 13 temporadas (de 14). As duas atrações são destaques na página de séries do serviço, tanto no site quanto no app. Ocupam uma posição quase tão importante quanto The Good Doctor, carro-chefe do serviço.

reprodução/globoplay

Todo Mundo Odeia o Chris, Smallville e Supernatural estão em destaque no Globoplay


Horário nobre e liderança

A Record e o SBT são os responsáveis por fazer esse trio de séries conquistar inúmeros fãs brasileiros. Todo Mundo Odeia o Chris é apelidada de "Chaves da Record" por dar audiência não importa o horário em que é exibida, assim como o humorístico mexicano na TV do Silvio Santos. Atualmente, a comédia sobre a adolescência do humorista Chris Rock vai ao ar na manhã dos domingos.

Em 2010, exibida às 17h30, Todo Mundo Odeia o Chris atingiu picos altos de audiência, ficando à frente da novela Malhação, na Globo, em algumas oportunidades. Curiosamente, a série nunca fez um sucesso tão estrondoso durante sua exibição original nos Estados Unidos, pela rede The CW.

Superboy na TV

Nos anos 2000, as séries no SBT tinham um tratamento nobre. Smallville estreou na TV aberta brasileira em 2004 no lugar do Programa do Ratinho, durante as férias do apresentador Carlos Massa. O drama que narrava a juventude de Clark Kent (Tom Welling), ainda se acostumando aos seus poderes, conquistou um público fiel. Mas ela bombou mesmo quando mudou de horário.

Em 2005, Smallville passou ser exibida aos domingos, na hora do almoço. E em 3 de janeiro daquele ano, a série venceu a Globo (Esporte Espetacular e A Turma do Didi), com 11 pontos no Ibope contra 9. Chegou a ter pico de audiência de 14 pontos.

O bom desempenho não foi suficiente para mantê-la nesse horário. Como de praxe no SBT, Smallville mudou tanto na grade de programação que a décima e última temporada foi exibida apenas na madrugada, por volta das 2h, em 2013.

Supernatural é a única do trio na ativa. Vem aí a 15ª temporada, a derradeira. No mês passado, em um esquema de maratona de quatro horas nas madrugadas de sábado, o SBT exibiu a 14ª temporada do drama sobre os irmãos Winchester, Dean (Jensen Ackles) e Sam (Jared Padelecki), que caçam monstros e demônios.

No SBT, a jornada de Smallville foi inversa à de Supernatural. No fim da década passada, o drama sobrenatural saiu das madrugadas de domingo para o horário nobre. Três anos após estrear no SBT, passou a ser exibida às 21h, de segunda a sexta, em 2009. Foi a partir daí que a trama explodiu, com cerca de 10 pontos no Ibope e um aumento de 110% nos índices da emissora na faixa.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.