TRANSFOBIA

Globo mandou regravar cena de revelação de trans em A Dona do Pedaço

Isabella Pinheiro/TV Globo

Britney (Glamour Garcia) e Abel (Pedro Carvalho) na revelação da trans de A Dona do Pedaço - Isabella Pinheiro/TV Globo

Britney (Glamour Garcia) e Abel (Pedro Carvalho) na revelação da trans de A Dona do Pedaço

DANIEL CASTRO e LUCIANO GUARALDO - Publicado em 22/08/2019, às 21h55 - Atualizado em 23/08/2019, às 05h17

A Globo mandou o autor Walcyr Carrasco reescrever a cena em que a personagem Britney (Glamour Garcia) se revelou transexual para o cegamente apaixonado Abel (Pedro Carvalho), exibida no capítulo desta quinta-feira (22) de A Dona do Pedaço. A pedido de Silvio de Abreu, diretor de Dramaturgia da emissora, Carrasco deixou a cena mais "respeitosa", e o material teve de ser regravado.

Na versão original do roteiro, ao qual o Notícias da TV teve acesso, Abel teria uma reação muito agressiva ao descobrir que Britney nasceu Rarisson. Ele se afastaria da amada e a chamaria de Frankenstein, o monstro criado pela britânica Mary Shelley (1797-1851) no século 18. "Eu... Eu devia dar uma surra em você, por ofender minha dignidade", ameaçaria o português (confira o texto da sequência original abaixo).

A reportagem apurou que a Globo considerou o texto muito pesado, com potencial de gerar reações controversas, e que a cena poderia ser encarada como transfóbica. A emissora confirma que houve, de fato, um "reajuste de tom para deixar a cena um pouco mais leve e romântica".

Com as mudanças, Walcyr Carrasco tirou toda a ameaça de violência da sequência que foi ao ar. No lugar da promessa de surra e da raiva que sentiria originalmente, Abel só se mostrou decepcionado por Britney ter mentido para ele.

"Você brincou com meus sentimentos. Não falou a verdade esse tempo todo. Jogou com a minha dignidade. Não ouse falar comigo. Brincou com meus sentimentos", disse o português, magoado. No lugar do monstro de Frankenstein, Abel chamou Britney de "extraterrestre", ofensa que ocorreria apenas na semana que vem.

A cena que foi ao ar também eliminou qualquer referência ao pênis de Britney, que seria chamado de "dito cujo" pela trans. Na sequência original, Abel daria um abraço na irmã de Rock (Caio Castro) e sentiria um volume nas partes íntimas da namorada. O desabafo posterior da personagem de Glamour Garcia ao chegar na casa da família também citaria o órgão genital, em um diálogo que acabou cortado.

No início de setembro, se Walcyr Carrasco não mudar o planejamento, a irmã de Rock (Caio Castro) terá de lutar na Justiça para poder trabalhar e usar o banheiro feminino --ela estará sendo perseguida pela vilã Fabiana (Nathalia Dill).

reprodução/tv globo

Originalmente, Abel ficaria tão chocado com revelação que chamaria Britney de "Frankenstein"

Confira como seria a cena da revelação originalmente. Sutileza com um tema sensível, realmente, não era o forte do texto de Carrasco:

Britney: Fui criada como Rarisson. Mas sempre me sentia... Estranha, inadequada no corpo masculino, então, fui estudar no interior... Com uma bolsa... E me aceitei, fiz a transição... Tomei hormônios, me tornei mulher.

Abel: Mas... Não é possível...

Britney: Essa coisa estranha que você sente... É que eu nunca tirei o... O dito cujo.

Abel: O dito cujo, ó meu Deus.

Britney: Algumas fazem a operação, outras não. Mas isso não muda nada, eu sou mulher, tenho documentos como mulher, minha identidade é feminina. É isso que interessa. Sou mulher.

Abel: Mas não... Não... Mulher? Não é mulher coisa nenhuma. Eu sempre disse que para mim ou é homem ou é mulher... Ainda mais se você tem... O dito cujo! Não é mulher!

Britney: Abel, entenda... Eu demorei pra dizer a verdade porque te amo!

Abel: Sai de perto. Como pode se aproximar de mim, me enganar, se você é um despropósito, um erro?

Britney: Eu não sou um erro. Sou uma pessoa. Eu nasci no corpo de um homem, mas fiz a transição.

Abel: Não há transição. Você para mim é homem.

Britney: Homem? Tá vendo barba, cabelo, bigode?

Abel: Eu senti coisa pior! Muito pior para um gajo macho como eu. Eu... Eu devia dar uma surra em você, por ofender minha dignidade.

Britney: Tenta me dar uma surra que leva outra.

Abel: Mas nada farei. Quero distância de você. E lá na fábrica, não ouse se aproximar! Frankenstein!

Britney: Drácula!


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de A Dona do Pedaço e de outras novelas!

Últimas de A Dona do Pedaço

Resumos semanais

Resumo da novela A Dona do Pedaço: Capítulos de 16 a 28 de setembro

Segunda, 16/9 (Capítulo 103)
Jô expulsa Maria da Paz de sua casa. Camilo descobre toda a história de Chiclete e confirma que foi o rapaz que atirou contra Cosme. Cornélia pede ajuda a Rock para usufruir de sua fortuna ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Que destino Fabiana deve ter em A Dona do Pedaço?
Morrer, essa aí é tão mau-caráter que não tem salvação
15.22%
Ir para a cadeia e pagar por todas as maldades que cometeu
42.85%
Virar boazinha e ajudar Maria da Paz a derrotar Josiane
13.41%
Voltar para o convento de onde nunca deveria ter saído
28.52%

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook