Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA NA TV

Filhas de Eva rompem com Adão e se tornam livres em série da Globo

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

As atrizes Giovanna Antonelli, Renata Sorrah e Vanessa Giácomo como Lívia, Stella e Cléo em Filhas de Eva

Lívia (Giovanna Antonelli), Stella (Renata Sorrah) e Cléo (Vanessa Giácomo) em Filhas de Eva

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 12/7/2022 - 6h30

Filhas de Eva estreia nesta terça-feira (12) na Globo, após Pantanal. Na série, gravada antes da pandemia e já disponível há mais de um ano no Globoplay, as protagonistas rompem com Adão e se tornam livres. Stella (Renata Sorrah), Lívia (Giovanna Antonelli) e Cléo (Vanessa Giácomo) descobrem a força e o poder que têm enquanto mulheres e resolvem se transformar ao deixar para trás a vida dedicada a seus pares.

Escrita por Adriana Falcão, Jô Abdu, Martha Mendonça e Nelito Fernandes, e com direção artística de Leonardo Nogueira, a série conta ao longo de seus 12 episódios as mudanças na vida das personagens, que têm relação umas com as outras de diferentes formas. Na TV aberta, a série será exibida às terças e quintas-feiras, durante seis semanas.

Na festa de bodas de ouro com o marido, Ademar (Cacá Amaral), Stella decide anunciar sua separação. Aos 70 anos, ela decide romper com a insatisfação de uma relação por conveniência.

A coragem e a determinação de Stella servirão para abrir os caminhos de Lívia, sua filha, e Cléo, uma jovem que vive um relacionamento fora dos trilhos e encontra uma amizade valiosa junto à mulher de seu amante. Juntas, elas também vão rever seus papéis e buscar o empoderamento que modificará suas vidas.

No trajeto em busca de ser dona de seu próprio nariz, Stella vai esbarrar, diversas vezes, em ocasiões que dificultarão este processo de auto controle de sua vida, como dificuldades financeiras e até processo judicial. Os destinos das outras duas Evas também não serão diferentes.

Além das protagonistas, outras mulheres são destaque na trama, como Dora, filha de Lívia, vivida pela atriz Debora Ozório, que pode ser vista também como Olívia em Além da Ilusão.

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Filhas de Eva

Giovanna Antonelli, Renata Sorrah e Vanessa Giácomo

Sororidade

Em entrevista enviada pela Globo ao Notícias da TV, Renata Sorrah conta que Stella resolve ir em busca de seus desejos e descobre que seu casamento não é mais uma opção, realidade de muitas mulheres. "Nós, mulheres, ainda estamos em plena luta para abrir caminhos [...] Ela quer ter uma voz agora, ela quer ter uma individualidade para pensar, para se aceitar e para repensar".

Para resolver esses conflitos, a série aposta na união e na sororidade entre as as mulheres. Na entrevista, Giovanna Antonelli atribui a força de Lívia à inspiração que a personagem tem em Cléo. "Uma grande representação do feminino, marcada por histórias que se fazem presentes e com certeza promovem mudanças e questionamentos internos", diz.

Vanessa Giácomo destaca a conexão feminina muito potente entre Cléo e Lívia. "Uma sintonia, uma cumplicidade que se estabeleceu naturalmente, [...] como se cada uma delas tivesse algo que suprisse a ausência na outra", avalia a atriz.

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Milton Gonçalves como Gasparian em Filhas de Eva (2021)

Milton Gonçalves como o colunista Gasparian

Despedida recente

Filhas de Eva foi a última atuação de Milton Gonçalves (1933-2022) na teledramaturgia. Na série, o ator deu vida a Gasparian, um colunista que será peça-chave para as provocações de Stella ao ex-marido.

Ele surgirá ao público no quarto episódio, previsto para ir ao ar no dia 21. Atualmente, Milton Gonçalves também pode ser visto na reprise de A Favorita, no Vale a Pena Ver de Novo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.