Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VAI FAZER CIRURGIA

Anitta pode ter filhos? Entenda como a endometriose afeta a fertilidade

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Imagem de Anitta de cabelo solto e vestido rosa cintilante

Anitta em foto publicada nas redes sociais; cantora foi diagnosticada com endometriose

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 12/7/2022 - 6h25

Anitta revelou na última semana que foi diagnosticada com endometriose, doença que acomete o útero e todo o sistema de reprodução da mulher. Além de sintomas como fortes dores, a enfermidade também pode ser responsável pela infertilidade feminina, ou seja, a incapacidade de engravidar naturalmente.

"A endometriose pode alterar a anatomia do aparelho reprodutor feminino, causando uma mudança de posição do útero, de modo que o espermatozoide não consiga chegar onde precisa para que possa fecundar", explica o médico Nilo Frantz, especialista em reprodução humana.

Com a mudança de posição, o endométrio ainda pode impedir a passagem do óvulo para o útero. "Isso provoca alterações nos hormônios responsáveis pelo processo de ovulação e implantação do embrião", discorre Frantz.

As dores causadas pela doença, inclusive, podem acender um alerta sobre o sistema reprodutivo. "Não é uma regra, mas pode ser um indicativo de gravidade. Isso não significa que quem tem menos dor não tenha um caso considerável de infertilidade", alerta o médico, que recomenda uma avaliação profissional para entender o impacto da doença no corpo.

Apesar da dificuldade, é possível que mulheres diagnosticadas com a doença consigam gerar filhos. "A endometriose não impede a gravidez, mas pode dificultar, por isso é preciso tratar antes de tentar engravidar. Muitas mulheres conseguem engravidar espontaneamente mesmo com a doença", assegura.

Tratamento

Como tratamento, a cantora passará em breve por uma cirurgia. O procedimento, apesar de invasivo, não é um fator agravante em casos de infertilidade, que são tratados com individualidade. "É preciso avaliar vários fatores para entender se a cirurgia trará benefícios para o tratamento de infertilidade", explica o especialista.

Uma das principais alternativas para as mulheres que sofrem com a endometriose e têm dificuldade na hora de engravidar é a fertilização in vitro. A busca pela opção é aconselhada após o período de um ano de tentativas sem sucesso. "[O processo] facilita a fecundação e implantação do óvulo, aspectos que podem ficar comprometidos devido à doença", explica Frantz.

Anitta decidiu tornar a doença pública para que outras mulheres possam se identificar com os sintomas e procurar a ajuda médica necessária para confirmar ou não o diagnóstico de endometriose.

TUDO SOBRE

Anitta

Saúde


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.