Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Era da Diversidade

Emmy de 2019 retrocede e tem cinco categorias só com atores brancos

Montagem/Divulgação

As indicadas na categoria atriz de série de comédia do Emmy de 2019: só brancas estão na disputa - Montagem/Divulgação

As indicadas na categoria atriz de série de comédia do Emmy de 2019: só brancas estão na disputa

JOÃO DA PAZ

Publicado em 17/7/2019 - 4h55

O Emmy de 2019 deu passos largos para trás no assunto diversidade. Das 16 categorias de atuação, cinco delas foram totalmente ocupadas por brancos(as). Enquanto que no ano passado, somente uma categoria apresentou essa configuração entre os candidatos. Para o evento deste ano, 24 atores de minorias foram indicados, contra 36 em 2018.

A escolha em conjunto dos mais de 20 mil integrantes da Academia de Televisão norte-americana, que organiza o Emmy, fez o Oscar da TV retroceder. A cerimônia de 2015 também teve cinco categorias dominadas por brancos(as). Desde então, esse número só caiu, até chegar ao patamar da premiação de 2018.

Um ano atrás, o Emmy recebeu elogios por abrir espaço a negros, latinos, asiáticos e profissionais de outras etnias. Além de integrantes da comunidade LGBTQ+.

Essa recuada na diversidade não é por falta de opção. O exemplo maior pode ser visto na corrida pela estatueta de atriz de série de comédia. Só humoristas brancas estão no páreo, e nomes como Issa Rae (Insecure) e Tracee Ellis Ross (Blackish), vencedora do Globo de Ouro e três vezes concorrente ao Emmy, ficaram de fora. Vale menções a Regina Hall (Black Monday) e Constance Wu (Fresh Off the Boat).

Na categoria atriz coadjuvante em série dramática, outra 100% branca, quatro atrizes de Game of Thrones foram indicadas, ao lado de Julia Garner (por Ozark) e Fiona Shaw (por Killing Eve).

Não entraram nessa briga Uzo Aduba, duas vezes vencedora do Emmy por Orange Is the New Black; Danielle Brooks, que cresceu muito na sexta temporada de Orange; Susan Kelechi Watson, que encabeça a lista das maiores esnobadas da premiação por This Is Us; e Indya Moore, de Pose.

As outras categorias sem minorias são: ator coadjuvante em série de comédia, atriz coadjuvante em série de comédia e ator convidado em série de comédia.

Debate importante

A diversidade de indicados em uma premiação como o Emmy importa, pois estão ali aqueles nomes considerados os melhores da TV. Na temporada 2018-2019, inúmeros atores e atrizes representantes das minorias nos Estados Unidos fizeram excelentes trabalhos e mereciam um lugar na festa.

A queda de 36 indicados para 24 é uma regressão brusca. E ter cinco categorias só com brancos na disputa, quatro delas envolvendo séries de comédia, não é um bom sinal. Entre aqueles atores e atrizes ignorados, além dos que aqui já foram citados, estão Tituss Burgess (Unbreakable Kimmy Schmidt), MJ Rodriguez (Pose) e Rita Moreno (One Day at a Time).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.