Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OSCAR DA TV

Emmy 2022 muda regras para séries de comédia e drama; entenda

Reprodução/YouTube

Ewan McGregor discursa durante a cerimônia do Emmy 2021

Ewan McGregor durante o Emmy 2021; edição do ano que vem terá mudanças em regra

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/12/2021 - 17h10

A Academia de Televisão anunciou mudanças na regra de elegibilidade para o Emmy 2022 nas categorias de séries. A organização do prêmio extinguiu o critério de minutagem para separar produções entre comédia e drama.

Isso significa que a duração de uma série, seja comédia ou drama, não será mais critério para a indicar um título para uma categoria específica. De acordo com a Academia, as mudanças vão ao encontro com a evolução da TV e do streaming nos últimos anos.

Diferentemente dos anos 1980 e 1990, nos quais os formatos de séries se mantinham fiéis aos padrões clássicos --comédias de meia hora e dramas de uma hora--, os anos 2000 deram início a uma revolução nesse padrão.

Atualmente, é comum ver produções dramáticas com episódios de pouco mais de 20 minutos, enquanto comédias com duração mais longas se tornaram comuns no streaming. A mudança também evita problemas ocorridos com as produções Orange Is The New Black (2013-2019) e Shameless (2011-2021), indicadas em ambas as categorias durante suas trajetórias.

A organização da premiação também anunciou a extensão da regra que proíbe a elegibilidade de documentários no Oscar e no Emmy, criada em junho. Qualquer produção inserida na plataforma de visualização da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (organizadora do Oscar) será considerada um filme de cinema e, portanto, não elegível para a competição no Emmy 2022.

A decisão visa impedir que os serviços de streaming tentem elegibilidade para seus documentários, caso as produções não conquistem indicações ao Oscar 2022.

"Neste ano, nosso comitê trabalhou com colegas da indústria para definir melhor a elegibilidade de programas para a competição do Emmy", disse Frank Scherma, presidente e CEO da Academia de Televisão. "Fizemos grandes avanços na diferenciação do que é elegível para nossas respectivas competições, em conjunto com as mudanças constantes no desenvolvimento e distribuição de conteúdo."

A 74ª edição do Emmy será realizada em 18 de setembro de 2022. Os indicados serão revelados em 12 de julho. Estão elegíveis para a premiação as séries que estrearam ou exibiram episódios inéditos entre 1º de junho de 2021 e 31 de maio do ano que vem.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.