Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO DISCOVERY+

Diretora faz terapia em dobro para narrar história das vítimas de Abdelmassih

REPRODUÇÃO/BAND

Imagem de Roger Abdelmassih ao ser detido por policiais

Roger Abdelmassih ao ser detido por policiais; documentário do discovery+ apresenta caso

ERICK MATHEUS NERY e ANDRÉ ALONSO

erickmatheusnery.jor@gmail.com

Publicado em 8/7/2022 - 6h35

Após o lançamento de Dossiê Chapecó: O Jogo Por Trás da Tragédia, o discovery+ aposta em uma nova produção nacional, desta vez do gênero true crime, a série documental Abdelmassih: Do Milagre ao Crime. Luiza de Moraes, diretora da produção, teve que dobrar as sessões de terapia para conseguir entrevistar as vítimas de Roger Abdelmassih, ex-médico condenado a 278 anos de prisão por estupro e atentado violento ao pudor.

"São entrevistas densas, relatos pesados de abuso sexual. Sabia que ia ser muito delicado, inclusive comecei a ter seções com um analista especificamente para isso, porque é você fazer uma pessoa reviver um trauma, é uma coisa muito séria. Imagina sentar e, literalmente, ter que recontar toda essa história?", relata Luiza em entrevista ao Notícias da TV.

Uma das formas encontradas pela diretora para fazer as entrevistas sem causar mais danos às vítimas foi criar um ambiente seguro para a gravação do documentário:

Fiz questão, desde o início do nosso processo, de me disponibilizar para as vítimas, ter conversas com elas antes de a gente chegar lá e entrevistá-las. Achava muito importante ter esse contato com elas para não chegar simplesmente uma equipe, botar luz, câmera e só vai, porque acho muito injusto isso.

"Elas já estavam sendo super corajosas e fortes para estarem dispostas a isso. Fiz muitos treinamentos para saber como conduzir ou perguntar algo para elas. Meu analista reforçou que elas são as donas das história delas,
entende? Estou simplesmente ali para ouvi-las, não para fazer nada mais do que isso", complementa.

O trabalho exigiu que Luiza e a equipe da Mixer Films, responsável pela produção da série, estudassem a forma mais adequada de abordar um assunto tão traumático. "Elas são as protagonistas e elas têm que ter esse controle, porque o que aconteceu com elas foi algo que tirou o controle, o poder delas de si mesmas."

Michela Giorelli, vice-presidente de produção e desenvolvimento da Warner Bros. Discovery na América Latina, reforça o diferencial que essa abordagem trouxe ao projeto. "Quando vimos as entrevistas pela primeira vez ficamos muito emocionadas porque, realmente, são muito potentes. Obviamente, o esqueleto principal da estrutura são as histórias das vítimas, mas os relatos são extremamente impactantes", entrega.

A executiva também explica o motivo para o investimento no projeto sobre o caso Abdelmassih, que terminou de ser julgado em 2010. "Não tinham feito algo com essa profundidade, uma investigação tão completa como fizemos na série. Além disso, séries de abuso sexual, se você dá uma perspectiva atual, elas tomam outra dimensão. Depois do Me Too, essas histórias se tornaram ainda mais relevantes", destaca.

"Entendemos todo o cenário. Quando você vê o hard news, você acompanha o caso na medida do que vai acontecendo. Quando você vê a série, você entende quem era o Roger. Acho que nunca ninguém mostrou ele da maneira como mostramos", promete Adriana Cechetti, diretora de produção e desenvolvimento da Warner Bros. Discovery no Brasil.

Produzidos pela Mixer Films, os quatro episódios de Abdelmassih: Do Milagre ao Crime serão disponibilizados neste sábado (9) no discovery+. Assista ao trailer da atração:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.