Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NO DISCOVERY+

Tragédia da Chapecoense: Documentário abre caixa-preta do acidente

REPRODUÇÃO/DISCOVERY+

Imagem dos socorristas atuando no resgate dos passageiros do voo LaMia 2933

Socorristas atuam no resgate dos passageiros do voo LaMia 2933, acidente ocorrido em 2016

ERICK MATHEUS NERY

nery@economiareal.com.br

Publicado em 16/4/2022 - 6h20

Cinco anos já se passaram desde a tragédia da Chapecoense, quando o voo LaMia 2933 caiu na Colômbia e provocou a morte de 71 pessoas. A partir deste sábado (16), o discovery+ abre a caixa-preta deste acidente na minissérie documental Dossiê Chapecó: O Jogo Por Trás da Tragédia, que busca respostas sobre o desastre aéreo.

"Eu sempre fiquei atrás de respostas. Por que aconteceu? Quem são os culpados? Toda aquela comoção pública passou, mas a nossa dor maior, que é a dor da perda, a dor da injustiça, do esquecimento, essa é a que mata a gente", desabafa Hélio Neto, ex-jogador da Chapecoense e um dos sobreviventes do acidente, em entrevista ao documentário.

Além de Neto, a primeira minissérie nacional de true crime da plataforma de streaming conta com depoimentos inéditos do também sobrevivente Alan Ruschel e de familiares das vítimas --como Aline Machado, viúva do jogador Filipe Machado (1984-2016), e Girlene Rangel, viúva do jogador Bruno Rangel (1981-2016).

No primeiro episódio do Dossiê Chapecó, ao qual o Notícias da TV teve acesso antecipado, o público é apresentado ao contexto que a Associação Chapecoense de Futebol vivia em 2016. O time do interior de Santa Catarina havia conquistado destaque nacional no mundo esportivo e disputaria, pela primeira vez, a final de uma competição internacional: a Copa Sul-Americana.

"A Chapecoense se transformou na maior referência de Chapecó, o clube se transformou em uma história meio de Cinderela do futebol brasileiro e sul-americano", pontua Alex Sabino, repórter esportivo da Folha de S.Paulo, um dos entrevistados do documentário.

No entanto, na madrugada de 29 de novembro de 2016, o voo que levava atletas, equipe técnica, dirigentes e jornalistas para Medellin (Colômbia), onde seria realizada a partida decisiva, caiu após um choque com um dos montes da região. 

"Desde o início, ficou muito claro que a tragédia da Chapecoense não era um simples acidente aéreo, havia um lado obscuro e algumas perguntas básicas não eram respondidas: como uma empresa boliviana pequena, que ninguém nunca tinha ouvido falar, levou a Chapecoense para o jogo mais importante da sua história? Quem eram os donos de verdade da LaMia? E, finalmente, por que ninguém ainda foi punido pelo acidente?", questiona Sabino.

Segundo as investigações, a queda foi causada pela falta de combustível. Erwin Tumiri, ex-tripulante da LaMia e um dos sobreviventes, explica que antes da chegada dos jogadores na aeronave, a equipe da companhia aérea tinha enfrentado problemas com o abastecimento: "Não tinha combustível num caminhão, trouxeram outro caminhão".

O primeiro episódio de Dossiê Chapecó: O Jogo Por Trás da Tragédia está disponível para os assinantes do discovery+. Os demais episódios serão adicionados semanalmente à plataforma. Confira o trailer da produção:

TUDO SOBRE

discovery+


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.