Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GLOBO ERROU?

Encontro: Patrícia Poeta sofre rejeição e críticas por 'parceria' com Manoel

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Patrícia Poeta e Manoel Soares abraçados no Encontro, da Globo

Patrícia Poeta e Manoel Soares no Encontro: parceria de apresentadores sob suspeita do público

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 8/7/2022 - 7h00

No ar desde a última segunda (4), o novo Encontro ainda não passou pelo crivo das barulhentas redes sociais. Substituta de Fátima Bernardes, que apresentou o matinal nos últimos dez anos, Patrícia Poeta tem sofrido críticas diárias de telespectadores por ainda não ter acertado o tom da parceria com Manoel Soares. Um levantamento do Notícias da TV indica rejeição contra a nova a apresentadora.

Entre 9h30 (horário que o programa começa na Globo) e 11h de quinta-feira (7), foram publicados 107 comentários no Twitter com o termo "Patrícia Poeta". Desses, 85 tinham um viés negativo em relação ao trabalho da jornalista, 12 eram positivos e outros 10 eram neutros.

Ao considerar tuítes sem o nome completo da comunicadora, o volume aumenta ainda mais. Nos comentários de vídeos do programa publicados pela conta oficial da Globo nas redes sociais, as reações são de crítica.

Em um trecho em que Patrícia conversa com Eliane Giardini, convidada do matinal, os internautas detonaram a postura da apresentadora: "Não dá pra acreditar que vocês deram o programa pra ela. Não é implicância, mas ela precisa de orientação urgente. Hoje estava nítido o despreparo dela e tamanha falta de sensibilidade da 'apresentadora'", cutucou Dani Morais no Twitter.

"Socorro, a Patrícia de braços cruzados e de costas para o Manoel. A produção até pediu para ele se levantar. Falta humildade para ela", observou Tania Maria Bolanho. Os comentários também questionam o carisma da atual titular do Encontro, além da pressa em interromper a fala de outras pessoas.

"Patrícia, você já brilha, deixa os outros brilharem também, só você quer falar. Sabemos que é seu o programa. Desejo humildade, união e sabedoria de Deus", reagiu Cristina Silva em um dos vídeos publicados pela Globo no Twitter.

"Acho que esse formato não é bom. Patrícia toda hora rouba a vez das outras pessoas, quer falar demais. Agora mesmo, o cara falando de um assunto e ela nem esperou concluir", observou um internauta identificado como Marcos.

Maldição do substituto

Apesar de ter realizado o sonho de ter um programa para chamar de seu, Patrícia Poeta pegou uma missão ingrata: a de substituir uma apresentadora respeitada e admirada no horário. Luciano Huck, em seus primeiros meses no comando do Domingão, também precisou lidar com a "sombra" de Fausto Silva. Nos últimos meses, porém, já conseguiu tomar conta do horário.

A rejeição identificada nas redes sociais e na imprensa ao estilo da nova comandante do Encontro ainda não teve um impacto na audiência. Com ibope que varia de 7 a 8 pontos na Grande São Paulo, o matinal tem se mantido na liderança isolada e na média da faixa na comparação com o mês passado.

Globo falhou?

Parte da rejeição ao nome de Patrícia Poeta é culpa da própria Globo, que se comunicou mal com o público no processo de sucessão ao não deixar bem explicado que Manoel Soares seria um coapresentador do programa, funções que nomes como André Curvello e Lair Rennó exerceram ao lado de Fátima Bernardes.

Nas primeiras comunicações feitas sobre as mudanças, Soares sempre esteve em destaque, e muita gente acreditava que os dois dividiriam o comando, algo que já acontecia no antigo É de Casa, com revezamento de apresentadores de acordo com os quadros.

Com a proximidade da saída de Fátima, no entanto, ficou mais evidente que Patrícia seria a apresentadora principal do Encontro e Manoel teria a função semelhante à de Curvello e Rennó.

Por conta desse "rebaixamento" de Soares por uma falha de comunicação, parte da audiência também não consegue aceitar o comportamento da nova titular do matinal, que age no estúdio como se o programa fosse somente dela --e, de acordo com a própria Globo, é.

Veja abaixo alguns comentários do público sobre o novo Encontro:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.