Aniversário de 20 anos
Divulgação/NBC
Dulé Hil, ainda novinho, e Richard Schiff em The West Wing, drama que completa 20 anos neste mês
JOÃO DA PAZ
Publicado em 11/9/2019 - 4h47
Drama com mais estatuetas no Emmy antes de Game of Thrones (2011-2019) bater todos os recordes da premiação televisiva, The West Wing (1999-2006) completa 20 anos no próximo dia 22. A série da rede NBC, então exibida no Brasil pela Warner, contou com um elenco de peso, com atores que hoje brilham em séries como Suits e The Good Doctor.
Richard Schiff, atualmente na pele de mentor do protagonista de The Good Doctor, viveu no drama político o diretor de comunicações Toby Ziegler. Novinho, com 24 anos, Dulé Hill entrou na série como um assistente pessoal do presidente dos Estados Unidos, interpretado por Martin Sheen. Hill agora faz parte do drama Suits, que ruma para seus episódios finais.
Nomes do nível de Allison Janney, Rob Lowe, Janel Moloney e Bradley Whitford também fizeram história em The West Wing e continuam na ativa em grandes séries da TV. Veja por onde eles andam e saibam mais sobre suas respectivas carreiras:
Divulgação/NBC/USa network
A TV fez Dulé Hill amadurecer e ganhar a cara de um advogado de respeito no drama Suits
Um dos integrantes mais jovens do elenco principal de West Wing, Dulé Hill esteve em todas as temporadas do drama político e seu personagem, Charlie Young, teve uma trajetória completa. Entrou como um faz-tudo do presidente e terminou como estudante de Direito na prestigiada Universidade de Georgetown, conhecida por formar grandes advogados.
Logo depois de West Wing, série pela qual conseguiu uma indicação ao Emmy, Hill virou coprotagonista da popular Psych (2006-2014), como um vendedor farmacêutico e detetive particular. Ele está em Suits desde a sétima temporada, na pele do advogado Alex Williams, braço direito de Harvey Specter (Gabriel Macht).
divulgação/nbc/abc
Richard Schiff manteve a barba e a calvície, mas adotou os cabelos grisalhos em Good Doctor
Em The West Wing, o personagem de Richard Schiff, o experiente diretor de comunicações Toby Ziegler, escrevia os discursos do presidente dos Estados Unidos, era o cara responsável pela imagem e posicionamento político do comandante da nação americana. No ano 2000, Schiff ganhou o Emmy de ator coadjuvante em série dramática por esse papel.
Após passar por inúmeras séries desde o fim do drama político, como Criminal Minds, Murder in the First (2014-2016), The Affair e House of Lies (2012-2016), ele voltou a se firmar na TV em 2015, na comédia Ballers, da HBO, vivendo o dono de uma empresa financeira. Mas o grande público o conhece por Good Doctor, série na qual vive o médico Aaron Glassman, mentor de Shaun Murphy (Freddie Highmore).
divulgação/NBC/CBS
The West Wing colocou Allison Janney sob os holofotes de Hollywood; hoje, ela está em Mom
A atriz Allison Janney ganhou fama em Hollywood por sua atuação como C.J. Gregg, a rígida e destemida porta-voz da Casa Branca, em The West Wing. Alisson foi a atriz com mais episódios no drama político (155) e a mais premiada, vencedora de quatro Emmys (dois como coadjuvante e dois como protagonista).
Em 2013, Allison entrou para o elenco de Mom, comédia cocriada por Chuck Lorre (The Big Bang Theory), dando vida à divertida e cínica Bonnie Plunkett. Pela série, a atriz ganhou outros dois Emmys. Com sete estatuetas do Oscar na TV na prateleira (a outra foi conquistada por Masters of Sex), a atriz está em segundo lugar na lista das maiores vencedoras da premiação.
divulgação/nbc/hulu
Bradley Whitford se transformou com o tempo; barba e óculos para atuar em Handmaid's Tale
No mundo de The West Wing, Josh Lyman (interpretado por Bradley Whitford) era um nome cobiçado, devido à sua experiência de trabalho no Salão Oval, o escritório do presidente dos Estados Unidos. Foi atuante tanto no governo do presidente Jed Bartlet (Martin Sheen) quanto no de Matt Santos (Jimmy Smits).
Whitford reencontrou Allison na série Mom, interpretando um diretor de Hollywood amante de uma birita. Mas ele se destacou mais ao viver o comandante Joseph Lawrence na série The Handmaid's Tale. Cravou até uma indicação ao Emmy como melhor ator convidado de série dramática na cerimônia deste ano.
divulgação/nbc/netflix
Pai de Charlie Sheen, Martin dá vida a um idoso homossexual na comédia Grace and Frankie
The West Wing girava em torno do presidente Jed Bartlet (Martin Sheen), popular nome do Partido Democrata (à esquerda do espectro político), doutor em Economia e católico. Ele viveu 36 anos na política sem perder uma eleição. Bartlet foi deputado, governador e presidente --por dois mandatos. Por incrível que pareça, Sheen nunca ganhou uma estatueta do Emmy por The West Wing (seis indicações).
Antes de entrar no drama político, Sheen já era um veterano na atuação, com papéis nos mais variados e icônicos filmes, como Apocalypse Now (1979). Para o público mais recente, ele é lembrado pela comédia Grace and Frankie, da Netflix, no papel de Robert Hanson, marido de Grace (Jane Fonda) que revela ser gay na terceira idade.
divulgação/nbc/reprodução/itv
Janel Moloney mantém o belo sorriso após tantos anos; à dir. em cena do drama The Affair
Outra personagem que cresceu junto com The West Wing foi Donna Moss (Janel Moloney). Ela começou como assistente de Josh Lyman e terminou como a chefe de gabinete da primeira-dama Helen Santos (Teri Polo). Após Allison, Janel é a atriz com mais aparições na série, 150 episódios. Ela cravou duas indicações ao Emmy.
Janel estará na minissérie The Undoing (HBO), com Hugh Grant e Nicole Kidman, programada para ser lançada no ano que vem. Recentemente, ela atuou em séries importantes como The Affair, Law & Order: SVU, American Crime (2015-2017) e The Leftovers (2014-2017).
divulgação/NBC/ITV
Rob Lowe fez de tudo após The West Wing; seu trabalho mais recente foi na britânica Wild Bill
Assistente de Toby no Departamento de Comunicação da Casa Branca, Sam Seaborn (Rob Lowe) ajudava o chefe durante as elaborações dos discursos do presidente Bartlet. Ele se manteve na sede do governo americano quando houve a troca de comando, trabalhando no final da série no gabinete do presidente Santos.
Lowe emplacou bons papéis em séries grandes depois do fim de West Wing. Fez parte do elenco fixo do drama Brothers & Sisters (2006-2011) e arrasou na comédia Parks and Recreation (2009-2015). Seus trabalhos mais recentes foram nas canceladas The Grinder (2015-2016) e Code Black (2015-2018). Neste ano, o ator apareceu na minissérie britânica Wild Bill e estará na nova série 9-1-1: Lone Star.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Por Onde Anda?
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.