Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Cloak & Dagger

De Homem de Ferro a Luke Cage: nova série faz conexões com o universo Marvel

Imagens: Divulgação/Freeform

Aubrey Johnson e Olivia Holt na primeira temporada de Cloak & Dagger, série do Canal Sony - Imagens: Divulgação/Freeform

Aubrey Johnson e Olivia Holt na primeira temporada de Cloak & Dagger, série do Canal Sony

JOÃO DA PAZ

Publicado em 16/10/2018 - 5h12

Décima primeira série inserida no chamado Universo Cinematográfico da Marvel, Cloak & Dagger, com os personagens Manto e Adaga, é a atração que mais faz ligações com fatos e heróis da editora. De Homem de Ferro a Luke Cage, o novo drama do Canal Sony é um prato cheio para os fãs, que irão vibrar com cada referência a outras produções.

Estranhos ao grande público, Manto e Adaga são heróis que foram apresentados pela primeira vez em 1982, em uma HQ do Homem-Aranha. Em uma das versões dos quadrinhos, a dupla estudou na mesma escola de Peter Parker, o herói aracnídeo.

A série, que estreia no Brasil nesta terça (16), às 22h, no Canal Sony, foca na apresentação dos infortúnios vividos pelos adolescentes protagonistas antes de eles assumirem as identidades de heróis. Tyrone Johnson, o Manto (Aubrey Johnson), é um jovem rico, exímio jogador de basquete. Tandy Bowen, a Adaga (Olivia Holt), vive como uma trombadinha e mora em uma igreja abandonada.

O telespectador descobre logo de cara que há uma conexão entre eles: os dois perderam parentes próximos no mesmo dia. Tyrone viu o irmão morrer; Tandy, o pai. Porém, não é apenas isso que os une. Cada um tem poderes e, conforme a história se desenrola, eles aprendem que dependem um do outro.

Já renovada para uma segunda temporada, Cloak & Dagger é uma série muito bem-feita, visualmente bela e que não deve nada às atrações irmãs da Netflix, como Jessica Jones e Demolidor. Tem reviravoltas refrescantes, sem qualquer previsibilidade. Em tempos de diversidade na TV, conta com uma heroína mulher ao lado de um negro, habitantes de Nova Orleans, longe de Nova York, local onde comumente as histórias de heróis são ambientadas.

Confira as quatro principais referências que Cloak & Dagger faz ao MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Cuidado, spoilers a seguir:

Painel da Roxxon em cena de Cloak & Dagger; empresários da empresa são os vilões da série 

Roxxon Corporation
Quem assistiu ao menos a um dos filmes da trilogia Homem de Ferro se deparou com o nome Roxxon, em carros patrocinados ou outdoors. A corporação Roxxon é uma presença constante no mundo da Marvel, citada inclusive em Agent Carter, produção mais antiga na linha do tempo. As corrupções e os crimes da Roxxon também foram destaque em Agentes of Shield. Os antagonistas de Demolidor, os ninjas do Tentáculo, também são ligados à organização.

Os empresários da Roxxon são os grandes vilões de Cloak & Dagger. Tandy acredita que a empresa tem culpa na morte de seu pai. Ela passa a investigar as trambicagens da companhia e os assassinatos cometidos ou encomendados por seus diretores. Assim, o fã da Marvel descobre detalhes da Roxxon nunca antes vistos.

Matéria escura
Na vida real, a matéria escura é conhecida pelos astrônomos, embora eles não saibam do que ela é feita. Nos quadrinhos e séries da Marvel, trata-se de uma energia de outra dimensão. Cloak & Dagger mostra como essa força é usada na prática. A origem dela é parte integral da segunda temporada de Agent Carter.

A policial Brigid O'Reilly (Emma Lahana) foi parceira de Misty Knight (Simone Missick)

Amiga de Misty Knight
Se tem uma coisa que o fã de séries de heróis curte é uma citação sutil entre diferentes produções. Em Cloak & Dagger, há uma menção à Luke Cage. A policial Brigid O'Reilly (Emma Lahana) trabalhava em uma delegacia no Harlem, Nova York, e era amiga de Misty Knight (Simone Missick).

Brigid foi transferida para New Orleans e entra em contato com Tandy/Adaga durante a investigação de um crime. Na segunda temporada de Luke Cage, Misty confessa que sente saudade de uma velha parceira (Brigid).

Homem de Ferro e Punho de Ferro
Cloak & Dagger aprofunda os seus laços com o MCU ao citar nomes famosos desse universo, como as famílias Stark (de Homem de Ferro) e Rand (de Punho de Ferro). Um executivo da Roxxon, ao falar sobre as ambições de sua empresa, diz que o mercado está muito competitivo e cita as concorrentes Stark Industries, comandada por Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Rand Enterprises, atualmente liderada por Danny Rand (Finn Jones).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.