Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO PRIME VIDEO

De hipocondria a sexo online: Nova série retrata perspectivas da pandemia

DIVULGAÇÂO/AMAZON PRIME VIDEO

O ator Gregório Duvivier sentado em cadeira numa varanda, com máscara, óculos escuros e face shield, bate numa panela com colher

O ator Gregório Duvivier vive um personagem paranoico com a pandemia na série 5X Comédia

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 25/3/2021 - 7h00

A série 5X Comédia foi idealizada em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19 no Brasil. De lá para cá, muita coisa se transformou nas vidas dos brasileiros, e cada pessoa já viveu várias perspectivas deste período histórico. Em cinco episódios, a atração que estreia nesta sexta (26) no Prime Video retrata o humor em algumas situações complicadas, como a paranoia em relação à doença e a necessidade de reinvenção profissional.

5X Comédia é uma adaptação da franquia teatral do mesmo nome, lançada em 1995 por Sylvia Gardenberg. Agora, a versão audiovisual foi idealizada e dirigida pela irmã dela, Monique Gardenberg.

A ideia foi pegar um tema tão intenso e inédito na vida de todos os habitantes do planeta Terra --a pandemia que mudou o mundo-- e trazer reflexões com leveza, explorando os causos de cada personagem com humor.

"O maior desafio foi como trazer o riso de forma responsável. Não é só rir das coisas sem ter responsabilidade sobre elas. A gente vai rir e vai se emocionar, se assustar com a nossa própria realidade vendo a série. A comédia é um espelho da sociedade. Minha busca foi como contar isso de maneira diferente", explica ela. 

Comediantes conhecidos dos telespectadores assumiram as missões de fazer graça de um momento tão dramático, como Gregório Duvivier, Gabriel Godoy, Samantha Schmütz e Rafael Portugal. Todos os episódios foram gravados remotamente, com cada ator em sua casa, e a direção e a equipe de produção coordenando tudo por videochamadas.

O episódio de Duvivier é o primeiro, e ele interpreta um homem confinado em seu quarto dentro da casa em que vive com a mãe, o filho e a mulher. Completamente paranoico com a possibilidade de estar infectado, ele se recusa a ter contato com os parentes --enquanto isso, a mulher recebe visitas em casa, e a mãe se arruma para encontrar amigas numa jogatina.

"São histórias da pandemia, existem muitas quarentenas dentro da quarentena. A pandemia nos proporciona diariamente uma montanha-russa de emoções, e isso é retratado nessa série, a procura de não contar uma história única", diz o ator.

O segundo capítulo, por sua vez, explora um viés da desigualdade social na pandemia. Gabriel Godoy interpreta um executivo que só se preocupa com a perda de capital e trata o porteiro de seu prédio (interpretado por Rafael Portugal) como um funcionário pessoal.

Já o terceiro conta a história de uma mulher grávida que perde o emprego em meio à pandemia. Para sustentar a ela, ao marido e ao futuro bebê, ela começa a cobrar para exibir seu corpo e realizar fetiches sexuais online para assinantes.

"Vejo a comédia com função corretiva. Com graça, com muito jeito, ela coloca um espelho diante da sociedade. Ali está refletida a feiura, todos os desatinos. Esse foi o meu norte, usar a comédia como crítica impiedosa", declara a diretora.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.