Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE VOLTA NA NETFLIX

Boneca Russa: Tudo o que você precisa saber antes de assistir à 2ª temporada

Divulgação/Netflix

Natasha Lyonne em cena da segunda temporada de Boneca Russa

Natasha Lyonne em cena da segunda temporada de Boneca Russa; série está de volta à Netflix

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 20/4/2022 - 6h20

A segunda temporada de Boneca Russa estreia nesta quarta-feira (20) na Netflix após três anos do lançamento do primeiro ano. Indicada a 13 prêmios no Emmy e vencedora de três estatuetas, a série estrelada e cocriada por Natasha Lyonne foi um dos maiores sucessos do streaming e eleita pela imprensa um dos principais títulos de 2019.

Com três anos de hiato entre as duas levas de episódios, é normal que parte do público tenha se esquecido dos acontecimentos envolvendo Nadia Vulvokov (Natasha), a protagonista da série. Na trama, a personagem fica presa em um lapso temporal e revive sempre o mesmo dia, que se inicia em seu 36º aniversário.

O gatilho para Nadia reviver o mesmo dia é a morte. Inicialmente, ela é atropelada por um carro e recobra a consciência no banheiro da festa de seu aniversário. Sem saber os motivos que causaram o seu problema, ela acaba repetindo o ciclo sempre que perde a vida por um motivo diferente.

A partir de então, ela morre de novo e de novo, sempre de maneiras cada vez mais bizarras e perturbadoras --principalmente em uma queda de escadas, um trauma da experiência da protagonista. Nadia tenta entender o que está acontecendo e cogita tudo, desde drogas a estranhos no parque, e finalmente cede ao inevitável existencialismo de toda a sua situação.

Na metade do primeiro ano, depois de vivenciar algumas mortes sem descobrir de fato o motivo de tudo, Nadia cruza com Alan Zaveri (Charlie Barnett) em um elevador. Mesmo ele sendo um completo estranho, ela brinca com o fato de que eles estão prestes a morrer, até que o rapaz devolve uma resposta surpreendente. "Não importa, eu morro o tempo todo."

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Os protagonistas Alan e Nadia

Os protagonistas Alan e Nadia

Com esta reviravolta, a série troca de foco e começa a contar a história de Alan e revela que o rapaz está preso em no próprio looping temporal. A diferença é que, em vez de acordar em uma festa, ele revive sempre o momento em que sua namorada Beatrice (Dascha Polanco) recusa o seu pedido de casamento e confessa o estar traindo.

A principal coincidência na história dos dois protagonistas é que Beatrice está tendo um caso com Mike (Jeremy Bobb), antigo paquera de Nadia e que entra e sai constantemente de sua vida. 

Ao contrário de Nadia, que procura uma maneira de evitar suas constantes mortes e ressurreições, Alan estabelece uma rotina muito precisa na esperança de fazer seu dia terrível terminar de qualquer outra forma que não a humilhação de perder a amada.

Após o encontro no elevador, os dois unem forças para descobrir o que está acontecendo e tentar colocar um ponto-final na repetição do tempo. Enquanto investiga, a dupla descobre que a primeira morte de Alan foi, na verdade, um suicídio. O rapaz pulou do alto de um prédio após descobrir a traição.

É apenas quando eles refazem seus passos cronológicos que Alan encontra uma razão em potencial: cada um deles teve a chance de ajudar o outro antes de suas mortes originais, mas, sendo "más" pessoas que não se importam com o outro, não perceberam que outro indivíduo no universo também estava sofrendo.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Nadia antes de uma de suas mortes

Nadia antes de uma de suas mortes

Como termina a 1ª temporada?

Uma vez que ambos reconhecem que tudo começou com as primeiras mortes, Alan e Nadia decidem procurar onde tudo deu errado. Flashbacks revelam os detalhes da infância instável da protagonista e sua mãe, Lenora (Chloë Sevigny).

No presente, o papel materno na vida de Nadia é preenchido pela melhor amiga de Lenora, Ruth (Elizabeth Ashley), que testemunhou em primeira mão o relacionamento de mãe a filha e é a única pessoa que entende a perda da protagonista. As duas buscam conforto uma na outra para lidar com o luto, atitude que faz com que Nadia entenda que precisa, de fato, ser uma pessoa melhor.

À medida que as ressurreições se tornam cada vez mais sem sentido, Nadia começa a notar diferenças no loop sempre que o tempo é reiniciado, como o número de pessoas em sua festa de aniversário ser menor a cada retorno. Ela percebe, então, que sua linha temporal ainda existe em algum lugar.

A dupla volta para a noite em que se conheceu e planeja morrer várias vezes até recriar as circunstâncias certas para a volta ao início. No entanto, a única maneira pela qual Nadia e Alan podem realmente quebrar o ciclo é ajudando um ao outro quando eles se cruzaram pela primeira vez --sem se conhecerem-- no dia em que ambos morreram.

O único problema é que cada um ressuscita em uma realidade em que o outro não o conhece. Nos últimos instantes do episódio final, Nadia e Alan se cruzam em uma parada na qual ambas as realidades paralelas se convergem --um de cada lado da rua. Diferentes versões dos personagens passam pelo caminho, até que os "originais" finalmente se encontram após o fim do looping.

Assista abaixo ao trailer da segunda temporada de Boneca Russa:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.