ESTUDO
Divulgação/Netflix e Disney+
Millie Bobby Brown em Stranger Things, da Netflix, e Pedro Pascal em The Mandalorian, do Disney
Desde o início da guerra do streaming, a Netflix sempre foi soberana em números de usuários e horas vistas de suas produções. Contudo, um estudo feito pela plataforma Fandom, especializada no público de cultura pop, apontou que o "trono" de plataforma mais valiosa entre os assinantes passou para uma das suas principais concorrentes: Disney+.
Intitulado State of Streaming (Estado do Streaming, em tradução livre), o estudo ouviu cerca de 5.500 usuários do Fandom, criado por Jimmy Wales e Angela Beesley Starling --as mentes por trás do Wikipedia-- para mapear dados sobre as preferências de consumo em filmes, séries de TV e games relacionados à cultura pop.
O relatório cruzou os hábitos dos assinantes de streaming com as opiniões dos usuários ouvidos pela Fandom --no total, a plataforma, que também funciona como um fórum mundial, diz contabilizar cerca de 300 milhões de cliques por mês e 250 mil conversas interativas.
Entre todas as opções disponíveis no mercado, o Disney+ despontou como o favorito dos usuários do Fandom, com 30% de valor a mais do que a média de suas concorrentes. De acordo com o estudo, o motivo marcante na escolha do streaming do Mickey tem a ver com conteúdo: as principais franquias da cultura pop, entre elas Star Wars e Marvel, são exclusivas da plataforma.
Sobre a relação dos usuários com serviços de streaming, o estudo mostrou que a média dos entrevistas assina cerca de cinco plataformas diferentes, sendo que 61% do total citaram o preço como maior responsável pela decisão de cancelar uma assinatura.
Outro dado relevante é que 73% dos ouvidos pelo State of Streaming informaram que gastos com plataformas de streaming valeriam mais a pena caso as grandes empresas disponibilizassem conteúdos exclusivos de séries e filmes, como cenas de bastidores e produtos colecionáveis.
"Um mercado lotado e competitivo levou as principais plataformas de streaming a mudar seu foco da aquisição para a retenção", afirmou Perkins Miller, CEO da Fandom, em análise após o estudo. Já a diretora de marketing Stephanie Fried disse que os dados da empresa "desbloqueiam insights poderosos e uma compreensão profunda e detalhada das preferências e motivações dos fãs."
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