Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

UMBRELLA ACADEMY

Atriz de Revenge e toque brasileiro: cinco curiosidades sobre a nova série da Netflix

Christos Kalohoridis/Netflix

Série tem um visual que surpreende: seus vilões, Hazel e Cha-Cha, usam capacetes de bichinhos - Christos Kalohoridis/Netflix

Série tem um visual que surpreende: seus vilões, Hazel e Cha-Cha, usam capacetes de bichinhos

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 16/2/2019 - 6h25

Lançada na sexta-feira (15) pela Netflix, a série The Umbrella Academy é mais uma investida da plataforma em heróis. Desta vez, porém, nada de advogados cegos ou guerreiros místicos: a atração é baseada em uma HQ menos conhecida, escrita por Gerard Way (ex-cantor da banda My Chemical Romance) e desenhada pelo brasileiro Gabriel Bá.

O elenco liderado por Ellen Page conta ainda com atores que já deram as caras em programas muito populares, como Revenge (2011-2015), Game of Thrones, House of Cards (2013-2018), Orange Is the New Black e Grey's Anatomy.

Confira cinco curiosidades para ver a primeira temporada de Umbrella Academy:

divulgação/netflix

Ellen Page "contracena" com o macaco Pogo, dublado pelo veterano dos palcos Adam Godley

'Macaco cidadão' e outros personagens bizarros
Para adaptar a HQ homônima, os roteiristas de Umbrella Academy tiveram que suar. É que a trama original abusa da liberdade narrativa dos quadrinhos para usar personagens como o macaco Pogo (dublado por Adam Godley), espécie de mordomo da mansão onde os protagonistas moram, ou Grace (Jordan Claire Robbins), a androide que serve como mãe dos heróis.

Mas a produção consegue fazer a transição do papel para a TV com sucesso, e abusa do carisma de seus atores para convencer o público de que as situações mais absurdas podem acontecer de verdade. Destaque para o ótimo Robert Sheehan, que rouba a cena como o imprevísivel, viciado e médium Número Quatro.

Christos Kalohoridis/Netflix

A cantora Mary J. Blige e o ator Cameron Britton interpretam os vilões Cha-Cha e Hazel

Vilões com sérias restrições orçamentárias
Apesar de Umbrella Academy não ser uma série sobre o embate entre mocinhos e bandidos, os protagonistas têm uma dupla de vilões de peso para enfrentar na primeira temporada. A fria Cha-Cha (a cantora Mary J. Blige, indicada ao Oscar por sua atuação no filme Mudbound) e o emotivo Hazel (Cameron Britton) ficam na caça do Número Cinco (Aidan Gallagher) e entram na mira dos outros heróis.

Só que os dois, apesar de trabalharem para uma organização aparentemente milionária, sofrem com as restrições orçamentárias da empresa. Hazel reclama constantemente das condições dos hotéis de beira de estrada em que precisam se hospedar, o que irrita a sempre dedicada Cha-Cha. É um respiro cômico para as situações mortais em que os dois estão envolvidos.

fotos: divulgação/abc

Kate Walsh esteve em Grey's Anatomy e 13 Reasons Why; já Ashley Madekwe fez Revenge

Você conhece esses rostos...
Indicada ao Oscar pelo filme Juno (2007), a atriz Ellen Page é apontada como a protagonista de Umbrella Academy. Mas o elenco coadjuvante conta com rostos conhecidos dos fãs de séries: entre os "irmãos" da personagem de Ellen, estão Tom Hopper (o Dickon Tarly de Game of Thrones) e Robert Sheehan, que já havia interpretado um jovem superpoderoso na britânica Misfits (2009-2013). Colm Feore, que interpreta o patriarca da família, esteve em duas temporadas de House of Cards.

Já fãs da série Revenge poderão matar as saudades de Ashley Madekwe, que vivia a melhor amiga da vingativa Emily Thorne (Emily Vancamp) e agora interpreta uma policial. Já Kate Walsh, a doutora Addison Montgomery de Grey's Anatomy e a mãe de 13 Reasons Why, aparece com um visual bem diferente na nova série. 

Christos Kalohoridis/Netflix

Robert Sheehan tem alguns dos melhores momentos da série em cenas que "viaja" nas drogas

Trilha e visual de encher os ouvidos
Como seu criador era conhecido pela carreira musical antes de se envolver com quadrinhos, Umbrella Academy chama a atenção pela trilha sonora. Cenas marcantes da série contam com músicas que vão do pop chiclete de I Think We're Alone Now (da cantora Tiffany) ao dramalhão de Never Tear Us Apart (um cover de Paloma Faith para o clássico do INXS). Vale ficar com os ouvidos atentos para escutar ainda Queen, Toploader, Gin Wigmore, The Doors e Nina Simone.

Mas o cuidado do showrunner Steve Blackman (de Fargo) não se restringiu apenas à música. O visual da série também é espetacular. Altamente estilizada, com uma mistura de tecnologia futurista a objetos que parecem saídos da década de 1980, a atração ainda brilha nas cenas em que Número Quatro delira após usar drogas. É uma experiência lisérgica para o personagem, e surreal para o público.

reprodução/youtube

O brasileiro Gabriel Bá (à esq.) e o músico Gerard Way dão entrevista sobre Umbrella Academy

Um toque brasileiro na produção
Um dos mais premiados quadrinistas do mundo, o brasileiro Gabriel Bá aparece nos créditos de Umbrella Academy como coprodutor da série. É que ele desenhou os quadrinhos em que a trama é baseada. Ao seu lado, o outro criador da HQ: o músico Gerard Way, que fez sucesso nos palcos com a banda My Chemical Romance.

Apesar do sangue tupiniquim nos bastidores, a produção não faz nenhuma referência ao Brasil. Mas também não é um ode à soberania norte-americana, como acontece com outras séries de heróis. Os personagens principais vieram de várias países: há um representante latino, um asiático e uma russa, por exemplo.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.