Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

No Universal

Ator falido vira mestre budista e falso judeu em nova série da TV paga

Divulgação/Universal TV

O personagem Fred (Felipe Abib) finge ser um judeu ortodoxo na série Amigo de Aluguel, do Universal TV - Divulgação/Universal TV

O personagem Fred (Felipe Abib) finge ser um judeu ortodoxo na série Amigo de Aluguel, do Universal TV

FERNANDA LOPES

Publicado em 25/8/2018 - 6h38

Sem trabalho, sem vergonha na cara e completamente sem perspectiva de vida, um ator aceita um subemprego bizarro para sobreviver. Essa poderia ser uma notícia de qualquer programa vespertino de fofoca, mas é o enredo da série Amigo de Aluguel, série que estreia no canal Universal neste domingo (26). O personagem Fred vira um ator da vida pessoal dos clientes, interpretando um namorado judeu ou um filho budista, por exemplo.

Para as criadoras Dainara Toffoli e Josefina Trotta, a série surgiu quando elas viram o anúncio de jornal de um rapaz que se oferecia como "acompanhante profissional" para levar senhoras para dançar. A partir daí, escreveram episódios focados em Fred, um ator que tem traumas e medo de palco e passa a acompanhar clientes de acordo com as demandas de cada um.

No primeiro episódio, ele é contratado por uma moça que flagrou o ex-namorado na cama com a prima e agora tem que ir ao casamento dos dois. Fred é chamado para atuar como o namorado judeu ortodoxo que deve impressionar a família inteira da moça. 

Em outros capítulos, ele encara personagens diversos. Um rico empresário o contrata para fingir que é seu filho budista na frente dos sócios (o filho verdadeiro está no Nepal). Fred também se passa pelo namorado de uma garota lésbica (cujo pai não aceita sua orientação sexual), um senhor idoso num torneio de carta e até por uma mulher que precisa salvar a mãe num asilo. 

O ator Felipe Abib diz que essa foi a melhor experiência na TV, mas também a mais confusa. As duas primeiras temporadas, cada uma com cinco episódios, foram gravadas ao mesmo tempo, em diárias que não seguiam uma ordem cronológica. 

"O maior desafio foi criar essa brincadeira de super-herói. Foram dez personagens, além do próprio Fred. A gente ensaiou quatro semanas e eu dedicava um tempo para esses papéis porque eu sabia que a gravação não seria cronológica. Tinha dia que a gente gravava microcenas de introdução dos papéis, então você entrava e saía de cena o dia todo com personagens diferentes. E eu tinha que ter todos assimilados antes", conta o ator.

divulgação/universal

Luciana Paes, Laila Zaid e Felipe Abib em cena do primeiro episódio de Amigo de Aluguel

Abib ressalta que algo que facilitou suas "transformações" foi o fato de trabalhar com amigos de adolescência. Na trama, Fred tem a ajuda de outras pessoas para seguir com o trabalho bizarro: a agente Sara (Luciana Paes), a maquiadora Angelina (Christiana Ubach) e o melhor amigo Jun Ho (Thiago Amaral). Abib, Amaral e Christiana fizeram parte do mesmo grupo de teatro na juventude.

Com trama simples, personagens estereotipados e uma ou outra tirada mais inteligente ou sarcástica, a série cumpre seu papel de arrancar alguns sorrisos do telespectador no fim de noite de domingo _com destaque para a ótima performance de Luciana Paes (comediante de séries como Vade Retro e 3%, que estará no elenco da próxima novela das seis da Globo, Espelho da Vida).

Ao longo dos episódios, criadoras e elenco mostram também a evolução do atrapalhado Fred, que conserta a rotina das pessoas mas não tem controle de sua própria vida.

"Ao mesmo tempo em que suas missões dão certo, ainda que nem sempre as coisas aconteçam do jeito que ele quer, a vida dele é sempre um caos", diz Dainara Toffoli. Amigo de Aluguel vai ao ar aos domingos, às 23h, no canal Universal TV.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.