Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMPETIÇÃO DO HISTORY

Com ensinamentos de Bruce Lee, lutador fica na beira do fogo em reality

DIVULGAÇÃO/HISTORY

Imagem de Gerardo "Jerry" Arrechea, jurado do Desafio Sob Fogo, segurando uma faca com fogo

Gerardo "Jerry" Arrechea, jurado do Desafio Sob Fogo; lutador sentiu altas temperaturas na TV

ERICK MATHEUS NERY e JOSÉ VIEIRA

erickmatheusnery.jor@gmail.com

Publicado em 9/7/2022 - 6h15

Um dos principais especialistas em artes marciais do México, Gerardo "Jerry" Arrechea teve que sentir altas temperaturas ao aceitar a missão de ser jurado do Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina. O lutador aproveita as lições herdadas de Bruce Lee (1940-1973) para revisitar a história e ajudar a definir quem é o melhor forjador no programa do canal History.

"Temos que lembrar que através das pontas e das lâminas afiadas de facas, espadas e lanças que as primeiras nações foram formadas. Então, em diferentes lugares do mundo, as armas sempre foram algo transcendental", ensina Arrechea durante a apresentação à imprensa em que o Notícias da TV esteve presente.

Na competição exibida pelo History, forjadores (como são chamados os fabricantes de espadas e facas) precisam produzir peças afiadas em um curto espaço de tempo. O vencedor leva para casa o prêmio de US$ 10 mil (cerca de R$ 52 mil na cotação atual) e o título de melhor forjador da América Latina. Os brasileiros Gerson Bragagnoli, Roger Glasser e Marcio Madalosso estão na disputa.

Na atual temporada, Arrechea passa a integrar o júri ao lado dos forjadores Mariano Gugliotta, Ricardo Vilar e Doug Marcaida. Mesmo sem ter experiência na produção de espadas e similares, o mexicano ganha a vida lutando com esses equipamentos. Em sua academia de artes marciais, o atleta compartilha as práticas que aprendeu com um dos discípulos de Lee.

"Minha especialidade são as artes marciais. Temos com uma vasta cultura de uso, sobretudo, de armas metálicas. Foram essas armas que deram forma a diferentes povos e civilizações, elas são muito representativas de cada nação, foram forjadas como ferramentas de vida. Chamo de vida porque eram delas que as pessoas dependiam antigamente para sobreviver", avalia.

Poder segurar esse tipo de ferramenta e colocá-las à prova foi um sonho que se tornou realidade, francamente, como artista marcial e professor. Foi um privilégio.

Além da entrada do lutador, a nova temporada do programa volta a ser apresentada pelo ator Michel Brown, protagonista da novela Amar a Morte, disponível no Globoplay

"É uma competição que expõe arte, maestria, engenhosidade, criatividade e profissionalismo dos diferentes latino-americanos que hoje descobriram ou redescobriram a forja e a cutelaria, seja como ofício ou hobby, e que está ganhando mais seguidores em toda a América Latina", defende Miguel Brailovsky, vice-presidente Sênior de Conteúdo do History.

A quinta temporada do Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina estreia quinta (14), às 23h05, no History. Assista ao trailer da competição:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.