Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Análise | Teledramaturgia

Cinco atrizes roubam a cena e explicam o sucesso de Além do Tempo

Felipe Monteiro/TV Globo

A atriz Alinne Moraes em capítulo da nova fase de Além do Tempo, novela das seis da Globo - Felipe Monteiro/TV Globo

A atriz Alinne Moraes em capítulo da nova fase de Além do Tempo, novela das seis da Globo

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 2/11/2015 - 7h08

Desconstruir uma trama de sucesso para dar início a outra é uma tarefa no mínimo ousada e, em tempos de audiência medida a conta-gotas, arriscada. Além do Tempo, a novela das seis da Globo, resolveu correr esse risco. Sua autora, Elizabeth Jhin, promoveu uma verdadeira reviravolta no folhetim.

Com uma passagem de tempo de mais de cem anos, os personagens tiveram seus nomes mantidos, mas suas estruturas nucleares foram reconfiguradas. Elizabeth Jhin não promoveu mudanças bruscas no perfil de suas criações, apenas atenuou ou exacerbou algumas características. É um redesenho interessante do ponto de vista narrativo, uma vez que surpreende o telespectador ao entregar a ele novas roupagens a velhos personagens.

Essa nova fase da trama, porém, não repetiria o sucesso da primeira se os atores não correspondessem à altura do que a história propunha. Em uma novela em que Irene Ravache muitas vezes brilhou, cinco atrizes chamam a atenção pelas nuances que souberam imprimir em seus papéis nas diferentes fases. Confira:

FELIPE MONTEIRO/GSHOW

A personagem de Alinne Moraes foi de noviça ingênua a mulher sofisticada em 2015

1. Alinne Moraes (Lívia): De mocinha sofredora à heroína dona do próprio nariz. A construção de Lívia mostrou-se um verdadeiro acerto. Obstinada, ela não é do tipo que fica choramingando pelos cantos por conta do amor impossível, pelo contrário, vai atrás de seus objetivos. É uma característica fundamental para movimentar a história. Carismática, Alinne soube alterar a doçura da primeira fase com a sofisticação da personagem nos tempos atuais sem perder a torcida do público.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mesmo coadjuvante, Julia Lemmertz tem um dos personagens mais interessantes

2. Julia Lemmertz (Doroteia): Uma das personagens mais interessantes da história, Doroteia já vinha crescendo desde o final da primeira fase. Se antes empurrava a filha para Felipe, agora acha que é melhor separá-los. A personagem continua dependendo da bondade alheia, mas mesmo assim mantém sua mania de grandeza. Com ela, Julia Lemmertz mostra que não é atriz para papel coadjuvante.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A Melissa de Paolla Oliveira teve a alteração mais radical na transição da trama

3. Paolla Oliveira (Melissa): A atriz foi a que mais alterou sua composição na transição da novela. Paolla Oliveira mudou o tom de sua personagem ao suavizar trejeitos, diminuir a afetação e criar novas nuances para a vilã Melissa, menos histriônica e mais amargurada do que na fase anterior. Aqui, cabe também ressaltar o trabalho de Dani Barros, na pele de Severa, que agora passa a ser a pedra no sapato da vilã.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Emília, de Ana Beatriz Nogueira, agora é vilã: atriz fez poucas alterações nas expressões

4. Ana Beatriz Nogueira (Emília): A personagem passou de vítima a vilã entre uma fase e outra e talvez tenha sido parte da maior dança das cadeiras da novela, uma vez que trocou de papéis com Vitória (Irene Ravache). O interessante é notar que pouca coisa mudou no jeito de interpretar de Ana Beatriz: o olhar vingativo e uma certa amargura continuam presentes em Emília, que agora deseja se vingar da mãe que um dia a abandonou.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Nívea Maria dá o balanço ideal para a novela, interagindo com a protagonista Irene Ravache

5. Nívea Maria (Zilda): Sem exageros, Nívea Maria compôs com perfeição uma empregada submissa que vivia levando patada de Vitória na primeira fase da novela. Agora volta altiva, mas ainda assim maternal. Ainda que esteja em segundo plano, Zilda promete grandes embates com a personagem de Irene Ravache, razão de ser de Além do Tempo.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.