Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Análise | Teledramaturgia

Austera e sisuda, Além do Tempo tem entrega visceral de atrizes

Divulgação/TV Globo

A atriz Paolla Oliveira em capítulo de Além do Tempo: diálogos menos pomposos do que figurinos - Divulgação/TV Globo

A atriz Paolla Oliveira em capítulo de Além do Tempo: diálogos menos pomposos do que figurinos

RAPHAEL SCIRE

raphascire@gmail.com

Publicado em 17/7/2015 - 15h05
Atualizado em 18/7/2015 - 4h43

A narração de Além do Tempo, a estreia das seis na Globo, definiu muito bem a história que será contada: "Há tempo de plantar e há tempo de colher o que se plantou". O tempo de plantar é no século 19, quando o folhetim tem início, e o de colher, na atualidade, a ser exibido daqui a 70 capítulos. A metáfora serve para explicar que os personagem da história terão a chance de corrigir os erros cometidos na primeira fase.

Lívia (Alinne Moraes) é uma noviça que no final do primeiro capítulo encantou-se pelo conde Felipe (Rafael Cardoso), que a correspondeu com um olhar cúmplice. Mas para que os dois vivam esse amor, terão de vencer os obstáculos impostos pela tia do rapaz, a condessa Vitória (Irene Ravache), e a mãe da moça, Emília (Ana Beatriz Nogueira), duas mulheres que no passado se enfrentaram e não suportam uma à outra. 

Embora Além do Tempo complete a trilogia espírita de Elizabeth Jhin _Escrito nas Estrelas (2010) e Amor Eterno Amor (2012)_, felizmente a novela ainda não mostrou traços doutrinários. Quando a virada da história ocorrer, aí sim o público será apresentado à temática do Além pretendida pela autora.

Tal virada na história mostra-se necessária. Prevista para ter mais de 150 capítulos, Além do Tempo precisará mesmo de fôlego, e a passagem de tempo tem tudo para ser um recurso interessante do ponto de vista dramatúrgico. Um desafio para a produção, que terá de cativar o público na primeira fase a fim de mantê-lo fiel e disposto a assistir o que está por vir. A acompanhar.

Do que foi apresentado na primeira semana de exibição, Além do Tempo não trouxe absolutamente nada inovador. É, entretanto, narrada com ritmo e sem fantasias e escorregadas. 

Comparações com a série britânica Downton Abbey são inevitáveis e as referências são nítidas. A produção brasileira, contudo, tem suas qualidades: é caprichada, os cenários são bem construídos, os figurinos, idem, e Rogério Gomes mantém um bom padrão em sua direção. Mas começo de novela é como começo de namoro: tudo lindo. 

Aparentemente austera e sisuda, a novela pode ter dado um choque no telespectador do horário, habituado com o naturalismo da titular anterior, Sete Vidas. Os diálogos não carregam a carga dramática da antecessora, mas são corretos e menos pomposos que os figurinos, o que já configura um alívio. 

Quanto ao elenco, chama a atenção a entrega visceral de Irene Ravache à personagem depois de dar vida a tipos cômicos em seus últimos trabalhos na televisão. Atriz com recursos, Irene já mostrou a que veio, pontuando a vilania da condessa Vitória. 

Ana Beatriz Nogueira também construiu bem sua personagem e imprimiu nuances interessantes em Emília: severidade e doçura, apreensão e ódio por Vitória. É um conflito interessante, ainda mais sabendo que as duas podem inverter os papéis de carrasca e oprimida na segunda fase.

É interessante notar que até então sem grandes novidades, o folhetim pode cativar o telespectador justamente por aquilo que ainda não apresentou: a virada na história.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.