Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GIOVANNA GOLD

Zefa da 1ª Pantanal, atriz era a favor da nudez na trama: 'Todo mundo queria ibope'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A atriz Giovanna Gold com chapéu de cowboy, lenço azul no pescoço, faz selfie em frente a cavalos

A atriz Giovanna Gold; ela interpretou a empregada Zefa na primeira versão de Pantanal

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 3/6/2022 - 6h20

Uma das principais marcas da primeira versão de Pantanal, exibida em 1990 pela Manchete (1983-1999), foi a nudez. Muitas cenas mostraram os personagens como vieram ao mundo, em meio à natureza pantaneira, num erotismo que não era tão usado em novelas da Globo e chamou a atenção do público. Giovanna Gold, atriz que interpretou Zefa na trama, não via problema nisso. 

"Elenco e equipe ficavam na mesma fazenda. Dividíamos o quarto, Muda (Andréa Richa), Juma (Cristiana Oliveira), Zefa. Então nem se discutia [nudez], ao contrário. Todo mundo queria ter pico de ibope!", afirma a atriz. 

"A questão da nudez era tão natural quanto a proposta da obra. Não usávamos maquiagem, o figurino era de algodão, inclusive a roupa íntima, e tudo era do tamanho que era", diz a atriz ao Notícias da TV, com naturalidade.

A atriz provavelmente não se daria muito bem com Guta, personagem da atual versão de Pantanal, interpretada por Julia Dalavia. Ainda ao falar sobre a nudez ter se tornado um ponto crucial da primeira versão da novela, a atriz criticou o "politicamente correto". 

"Vamos combinar que essa geração rotulou politicamente correto, de  engajamento em rede social, case de sucesso, "atirei o pau no gato", "plus size", "afrodescendente", e isso tudo para se ter diversidade, fica meio difícil levar com leveza…", alfinetou. 

Em 1990, Cristiana Oliveira deu entrevista para o programa Roda Viva, da Cultura, em que dizia que Juma havia aparecido nua apenas três vezes, e podia ser que isso tivesse ficado na cabeça das pessoas de forma mais intensa. 

Neste ano, ela falou sobre a nudez na novela ao podcast Papagaio Falante: "A coisa da nudez até poderia ser intencional, ok, isso aí não me importava. Por isso que acho que a Juma é tão mágica, eu não ficava preocupada. Fazia tão parte do contexto, eu estava tão integrada com aquela personagem daquele jeito, que ficar nua para mim era natural", afirmou. 

Na atual versão da novela, a Globo não tem exposto partes íntimas dos personagens. Juma (Alanis Guillen), Muda (Bella Campos) e Guta (Julia Dalavia), por exemplo, tomam banhos de rio frequentemente, mas a câmera nunca mostra os seios delas, apenas as costas nuas. Os atores é que têm chamado a atenção pela curtição com pouquíssima roupa nos bastidores da novela


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#102 - Tudo sobre o final de Quanto Mais Vida, Melhor!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.