Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM AUDIÊNCIA

Reis termina 1ª fase mal das pernas, e bíblicas ficam em xeque na Record

REPRODUÇÃO/RECORD

Francisca Queiroz em um papel em Reis com o cabelão e cara séria

Francisca Queiroz em Reis: trama bíblica da Record está em baixa e é questionada na emissora

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 3/6/2022 - 7h00

Após o último capítulo de sua primeira leva ser exibido na próxima segunda (5), Reis ficará fora do ar durante dois meses, deixando um clima nebuloso nos bastidores da Record. A audiência está bem abaixo de Gênesis (2021) e menor até mesmo que A Bíblia, um compacto que reprisou todas as produções do gênero já feitas até então. O desempenho aquém do esperado deixou as tramas bíblicas em xeque na emissora.

Segundo dados levantados pelo Notícias da TV na Grande São Paulo, Reis tem média de 8,1 pontos na exibição de suas duas primeiras fases --que somam 54 capítulos. O melhor resultado foi registrado em 28 de março, quando a novela marcou 10,1 pontos. Naquele mesmo dia, Pantanal estreava na faixa das nove da Globo.

A concorrência com a trama da Globo é uma das explicações para a grande queda de Reis. Enquanto Juma Marruá e companhia só ganham público, Reis só perde. Na segunda semana no ar, entre 28 de março e 1º de abril, a Record conseguiu 9.4 pontos. Na semana passada, de 23 a 27 de maio, foram apenas 7,0 --o que configura uma redução de 25,5%. 

Curiosamente, Pantanal conseguiu seu recorde semanal no mesmo período na capital paulista, com 31,2 pontos. A repercussão do remake nas redes sociais e no boca a boca do público fez com que muita gente começasse a defender que o tempo das novelas bíblicas na Record já passou. 

Outro ponto que pesa é o custo, ou seja, a falta de lucro que se tem com as novelas bíblicas. Mesmo com público cativo, o departamento comercial encontra dificuldades de fazer ações de marketing em uma trama que se passa no período antes de Cristo, o que impede um faturamento mais robusto.

A estreia de Todas as Garotas em Mim é um passo na direção das produções contemporâneas. A "Malhação bíblica", que começa na terça (6), vai misturar cenas de época com situações atuais, o que não só diminui os custos, mas também dá mais possibilidades para a área de vendas. O desafio da nova atração é não derrubar o que já está baixo.  

Mesmo questionada, a novela Reis é um projeto pessoal de Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, e não sairá do ar tão cedo. Ela assumiu o posto de roteirista principal na quarta e na quinta fase de Reis, prevista para o segundo semestre. Uma sexta leva de capítulos já está confirmada para 2023, mas sem autor confirmado.


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 16 a 17/11

Quinta, 16/11 (Capítulo 292)
Nebset vai em comitiva para Egito a pedido de Salomão. Joroboão se surpreende ao encontrar Rezom. Roboão finalmente perdoa seu pai. Sexta, 17/11 (Capítulo 293)
A emissora não disponibilizou o último capítulo. Os capítulos de Reis ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.