Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POBRES CRIATURAS

Xô, Satanás? Astro de Pantanal, cramulhão vira coadjuvante em Renascer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Palmeira caracterizado como José Inocêncio em cena de Renascer segurando uma garrafa de vidro

José Inocêncio (Marcos Palmeira) com a garrafinha do cramulhão em cena do remake de Renascer

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 28/2/2024 - 21h00

Se o diabo não era tão feio quanto pintam como o Trindade (Gabriel Sater) do remake de Pantanal (2022), o cramulhão de José Inocêncio (Marcos Palmeira) até agora é um "ilustre desconhecido" em Renascer. O público ainda não foi formalmente apresentado ao príncipe das trevas, vendo o mal sempre de relance --preso dentro de uma garrafa na novela das nove da Globo.

O coisa-ruim mostrou sua cara, que não era das melhores, já nos primeiros capítulos da versão original. Mas Bruno Luperi optou por um Satanás um tanto mais low profile (discreto, em inglês), em mais uma mudança na história original de Benedito Ruy Barbosa.

Até agora, o capetinha só colocou mesmo a mão na massa quando Inácia (Edvana Carvalho) acendeu uma vela para salvar o patrão de uma emboscada de Belarmino (Antonio Calloni). Ele também teve uma breve interação com Mariana (Theresa Fonseca), que quase abriu a garrafa e o libertou do confinamento.

Os grandes feitos do cramulhão são geralmente apregoados por José Inocêncio, conhecido pelos habitantes da região por cavalgar um bode preto que urina sobre as flores do cacau --assegurando, assim, uma qualidade única nos frutos produzidos pela Fazenda Jequitibá-Rei.

Luperi começou a explorar mais a presença do diabinho ao revelar que o produtor rural não utilizou meios tradicionais para capturá-lo. As lendas dizem que é necessário enterrar um ovo de galo em uma encruzilhada durante a quaresma para invocá-lo.

O personagem de Marcos Palmeira contou no capítulo de segunda (16) que já comprou o capetinha engarrafado --praticamente um ultraprocessado, para o terror de Rita Lobo-- de um comerciante para lá de esquisito em uma feira popular.

A estratégia de Luperi em esconder o capetinha é consideravelmente bem-sucedida, já que o público tem demonstrando uma grande curiosidade em ver a cara do sete-peles nas redes sociais. Por outro lado, a expectativa deve ser correspondida em gênero, número e grau --a fim de não causar frustração em quem tanto esperou pela revelação.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 12 a 27/4

Sexta, 12/4 (Capítulo 71)
Eliana ensina estratégias para Mariana. As duas conversam e Inácia estranha a proximidade das duas. Egídio comenta com Marçal que vai demitir funcionários da sua fazenda. Eliana bajula José Inocêncio. Lu chama a atenção de Zinha ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.