Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FERNANDA MONTENEGRO LACROU

Vovó cruel de A Dona do Pedaço rouba a cena e se despede com chacina

João Miguel Júnior/TV Globo

Fernanda Montenegro em uma das últimas cenas como Dulce, quando vai à casa do clã inimigo - João Miguel Júnior/TV Globo

Fernanda Montenegro em uma das últimas cenas como Dulce, quando vai à casa do clã inimigo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 23/5/2019 - 5h01

O último ato de Fernanda Montenegro como a vovó assassina de A Dona do Pedaço irá ao ar nesta sexta (24). A atriz de 89 anos será a dona do capítulo. Sua personagem, que parece viver em um faroeste, sairá de casa sozinha e armada. Dulce matará um homem mesmo após ser baleada. A sequência eletrizante promete ser a apoteose da veterana e resultará em uma chacina.

Dulce vai se sacrificar para descobrir o que aconteceu com Zenaide (Maeve Jinkings), Fabiana (Maria Clara Baldon) e Virgínia (Duda Batista). Matará o pai e dois irmãos de Amadeu (Marcos Palmeira), colocando um fim na guerra entre as famílias.

Depois da matança promovida pela "vovozinha", dos Matheus só restarão Nilda (Jussara Freire) e um neto que ela terminará de criar, Rael (Luiz Eduardo Toledo), além do noivo de Maria da Paz (Juliana Paes).

Amadeu nem voltará mais para a fictícia Rio Vermelho. Com as passagens de tempo que rolarão na história, ele voltará a andar e também se mudará para São Paulo.

De boazinha a matadora

O curioso é que transformar a matriarca da família Ramirez em uma assassina fria não era a ideia inicial do autor Walcyr Carrasco. Dulce seria uma avó carinhosa e dedicada. Seu grande desempenho em cena seria promover a paz entre as famílias rivais, para que o casamento de Maria da Paz e Amadeu fosse permitido.

A mudança de curso surgiu no meio do caminho e foi abraçada pela atriz. Carrasco mudou porque quis mostrar o vigor feminino dentro desse universo violento, onde a morte integra a rotina de todos.

"Dulce está sendo interpretada de maneira incrível por Fernanda Montenegro, fica entre o amor extremo pela família e uma matriarca que comanda um clã de justiceiros, com um pulso inigualável. Estou muito satisfeito que a Fernanda tenha aceitado esse papel", diz o autor.

Ele confidencia que já esperava que a personagem fosse surpreender. "Me impressiona escrever um texto e ver o ator encontrar tantas camadas. A Fernanda é capaz de tornar qualquer personagem muito grande. Ela está simplesmente sensacional nesse papel. É fantástico dar um papel novo para uma atriz com a carreira que ela tem", comenta o novelista, todo orgulhoso.

Tietagem de atores

Fernanda Montenegro é um acontecimento no set de gravação (estúdio). A tietagem do elenco em torno dela aconteceu durante toda a novela O Outro Lado do Paraíso, em que interpretou a vidente Mercedes.

Maeve Jinkings, que também só participou da primeira fase de A Dona do Pedaço, afirma que saía do trabalho falando: "Valeu para mim, posso morrer amanhã. Sei que é meio frase feita, mas é isso".

"Ela é uma aula. Tem uma qualidade que não é só geracional. Não é idade, é uma qualidade dela de profundidade. Ela é uma artista muito séria. A sensação que eu tinha dela fazendo a cena era de que ela estava escavando a cena. Você sente como se estivesse em um espetáculo", elogia a intérprete de Zenaide (que, justiça seja feita, esteve à altura).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de A Dona do Pedaço e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela A Dona do Pedaço: Capítulos de 20 a 22/11

Quarta, 20/11 (Capítulo 159)
Amadeu consegue a redução de pena para Jô. Fabiana garante a Evelina e Antero que se tornará freira. Chega o dia do casamento de Evelina e Antero. Cornélia presenteia Marlene com um vestido branco e Evelina ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.