Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MORTE DE FERNANDA

Vinte anos antes de Faustão, Mulheres Apaixonadas chocou com doação de órgãos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Vanessa Gerbelli como Fernanda em cena de Mulheres Apaixonadas

Fernanda (Vanessa Gerbelli) em Mulheres Apaixonadas; novela levantou debate sobre doação

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/8/2023 - 6h30

Após o transplante de coração de Fausto Silva, o debate sobre doação de órgãos deve continuar em alta nas próximas semanas também com a reprise de Mulheres Apaixonadas. Afinal, a novela do Vale a Pena Ver de Novo chocou o Brasil há 20 anos com a morte de Fernanda (Vanessa Gerbelli) em um tiroteio --e a resistência de Inês (Manoelita Lustosa) em autorizar a doação.

A cena em que a mãe de Salete (Bruna Marquezine) é atingida por uma bala perdida em plena Dias Ferreira, uma das principais ruas do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, é uma das mais lembradas do folhetim de Manoel Carlos.

A menina, inclusive, foi responsável por amolecer o coração da avó para fazê-la mudar de ideia e autorizar que Fernanda fosse uma doadora. Assim como no caso de Faustão, a novela também alavancou a quantidade de doações de órgãos no Brasil --no embalo ainda de Laços de Família (2000), do mesmo autor, que havia levantado o debate sobre doação de medula.

O autor aproveitou para conscientizar o público não só sobre esse assunto, mas também colocou Theo (Tony Ramos) --ainda em uma cadeira de rodas se recuperando do incidente-- em uma passeata real a favor do endurecimento de leis sobre o porte de armas.

A pressão deu tão certo que o Congresso Nacional aprovou o Estatuto do Desarmamento no final de 2003. A lei só foi flexibilizada em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que facilitou novamente o acesso a armas de fogo --uma de suas principais promessas de campanha.

Transplante de Faustão

Fausto Silva passou por uma cirurgia para transplante de coração na tarde de domingo (27) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O órgão chegou à instituição de saúde após ser transportado de helicóptero de Santos para a capital. O apresentador era o segundo na lista e foi beneficiado por uma desistência.

Conforme o Notícias da TV havia revelado, a doação veio de um homem de 35 anos com o mesmo tipo sanguíneo do apresentador. Outros fatores também são levados em conta neste caso, a exemplo da compatibilidade sanguínea e do tamanho do órgão.

O marido de Luciana Cardoso segue na UTI (unidade de terapia intensiva), já que os primeiros dias são essenciais para evitar a rejeição do novo coração.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.