MORTE DE FERNANDA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Fernanda (Vanessa Gerbelli) em Mulheres Apaixonadas; novela levantou debate sobre doação
Após o transplante de coração de Fausto Silva, o debate sobre doação de órgãos deve continuar em alta nas próximas semanas também com a reprise de Mulheres Apaixonadas. Afinal, a novela do Vale a Pena Ver de Novo chocou o Brasil há 20 anos com a morte de Fernanda (Vanessa Gerbelli) em um tiroteio --e a resistência de Inês (Manoelita Lustosa) em autorizar a doação.
A cena em que a mãe de Salete (Bruna Marquezine) é atingida por uma bala perdida em plena Dias Ferreira, uma das principais ruas do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, é uma das mais lembradas do folhetim de Manoel Carlos.
A menina, inclusive, foi responsável por amolecer o coração da avó para fazê-la mudar de ideia e autorizar que Fernanda fosse uma doadora. Assim como no caso de Faustão, a novela também alavancou a quantidade de doações de órgãos no Brasil --no embalo ainda de Laços de Família (2000), do mesmo autor, que havia levantado o debate sobre doação de medula.
O autor aproveitou para conscientizar o público não só sobre esse assunto, mas também colocou Theo (Tony Ramos) --ainda em uma cadeira de rodas se recuperando do incidente-- em uma passeata real a favor do endurecimento de leis sobre o porte de armas.
A pressão deu tão certo que o Congresso Nacional aprovou o Estatuto do Desarmamento no final de 2003. A lei só foi flexibilizada em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que facilitou novamente o acesso a armas de fogo --uma de suas principais promessas de campanha.
Fausto Silva passou por uma cirurgia para transplante de coração na tarde de domingo (27) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O órgão chegou à instituição de saúde após ser transportado de helicóptero de Santos para a capital. O apresentador era o segundo na lista e foi beneficiado por uma desistência.
Conforme o Notícias da TV havia revelado, a doação veio de um homem de 35 anos com o mesmo tipo sanguíneo do apresentador. Outros fatores também são levados em conta neste caso, a exemplo da compatibilidade sanguínea e do tamanho do órgão.
O marido de Luciana Cardoso segue na UTI (unidade de terapia intensiva), já que os primeiros dias são essenciais para evitar a rejeição do novo coração.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.