Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SURREAL

Velho do Rio faz Eugênio tremer com fenômeno sobrenatural em Pantanal; veja

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Osmar Prado como Velho do Rio em Pantanal; ele está olhando fixamente para frente com cara de pensativo

Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal; entidade sobreviverá mais uma vez após ser baleada

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 14/7/2022 - 5h00
Atualizado em 14/7/2022 - 8h39

Nos próximos capítulos de Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer Eugênio (Almir Sater) tremer de medo com um fenômeno sobrenatural. Após ser resgatado baleado pelo chalaneiro, o guardião do bioma sobreviverá, mas vai desaparecer do nada enquanto conversa com o amigo. "Diacho, o velho sumiu?", dirá o dono da chalana na novela das nove da Globo.

Deitado na embarcação, o Velho do Rio estará despertando aos poucos quando Eugênio chegará com um peixe frito que será recusado pela entidade. Enquanto se sentará para comer, o chalaneiro trocará um dedo de prosa com o idoso. As cenas estão previstas para ir ao ar a partir do capítulo desta quinta-feira (14).

"Você deu sorte d’eu tê lhe encontrado com vida. Era pra eu em Campo Grande uma hora dessas. Tenho um frete pra fazê, de lá pra fazenda do sêo Zé Leôncio [Marcos Palmeira]. O amigo já ouviu falar?", perguntará Eugênio, que será ignorado pelo vigilante.

O dono da chalana, então, falará sobre o estado do amigo e perguntará sobre a bala que atingiu o velho. Ele terá sido atingido ao se transformar em sucuri para matar Tenório (Murilo Benício). "Eu tava vindo m’embora quando te achei lá, estirado... Furado de bala. Cadê a mardita?", vai questionar Eugênio.

O Velho do Rio buscará a bala no seu corpo até se deparar com a sutura improvisada pelo amigo no lugar do tiro. O chalaneiro, ainda por cima, estenderá a mão e mostrará a bala que terá retirado.

"Tava aí de dentro... É sua. Se quiser, pode ficar", vai oferecer o personagem de Almir Sater. Depois de permanecer em silêncio, o guardião resolverá abrir a boca e falará sobre o incidente ocorrido. "O mardito fugiu... E ainda me feiz isso", dirá o idoso, deixando o dono da chalana curioso.

"De que mardito que tâmo falando?", vai perguntar Eugênio, que será novamente ignorado pela entidade. Na sequência, o chalaneiro vai comemorar a sobrevivência do Velho do Rio. "O amigo teve muita sorte por escapado dessa com vida. E muito azar de tomá um tiro bem nesse fim de mundo", analisará.

O encantado voltará a abrir a boca e vai afirmar ao dono da chalana que sorte e azar não existem. "Só o que existe é a lei do retorno", comentará o idoso, deixando Eugênio reflexivo, mas sempre preocupado com o estado do acolhido. "Então o amigo deve feito algo muito ruim pra terem te largado do jeito que largaram. A propósito... Chegando lá na cidade, era bom você essa ferida... Eu limpei direito, mais é bom num brincar com isso... Ainda mais na sua idade, num é?".

Em seguida, o chalaneiro perceberá, assustado, que o Velho do Rio não estará mais no local. "Amigo... Você aí? Diacho... O velho sumiu?", vai concluir Eugênio depois de revirar tudo com o olhar. Sem respostas, ele seguirá com a chalana pelas águas.

Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal

Velho do Rio em cena de incêndio em Pantanal

Marcelo salva a vida do pai

O tiro que Tenório terá dado no Velho do Rio ocorrerá após Marcelo (Lucas Leto) avisar ao pai de que uma cobra estará se aproximando do fazendeiro no momento em que os dois estarão à beira do rio. "Cuidado, pai. Cuidado!", alertará o jovem.

Na ocasião, o vigilante vai se preparar para dar o bote no pai de Guta (Julia Dalavia) a fim de dar um fim à vida dele, mas acabará abocanhando a borda de um barco. Com o aviso, Tenório cairá no chão e ficará encarando a sucuri. 

Marcelo, então, ajudará o pai a se livrar do bicho. "Se afasta, pai... É só se afastar... Com calma... Ela não vai fazer nada", vai orientar o filho de Zuleica (Aline Borges). Tenório, entretanto, não vai se satisfazer em apenas fugir do bicho. "Mardita!", dirá o crápula, sacando o revólver na sequência e atirando na cobra. "Morre, mardita! Toma chumbo, desgraça!!!"

Ainda caído no chão, Tenório dará todos os tiros possíveis até a arma engasgar sem balas, deixando o filho indignado. "Você matou ela?", perguntará Marcelo. "Era ela ou eu", vai responder o marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira).

Como o Velho do Rio sobrevive?

Com o disparo de Tenório, o Velho do Rio já poderá pedir música no Fantástico. Na trama de Bruno Luperi, o personagem escapou da morte duas vezes. O guardião do bioma já "renasceu" ao ter uma bala arrancada do peito quando Muda (Bella Campos) atirou no idoso ao tentar se defender da onça na qual o espírito da mãe de Juma encantou. 

O vigilante também resistiu às chamas do incêndio que acometeu a região do Pantanal. Afinal, o ser místico tem algum pacto com o demônio? A resposta é não. A entidade é mesmo um ser sobrenatural. Antes de se transformar no Velho do Rio, Joventino (Irandhir Santos) realmente morreu na primeira fase da trama. Após se embrenhar na mata, o pai de José Leôncio foi picado por uma cobra e morreu. Mas o corpo do interiorano desapareceu quando ele encantou no vigilante do bioma e dos moradores da região.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da saga rural, e ficará no ar até outubro.



Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#109 - Velho do Rio leva mensagem bombástica a Juma em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.