Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESAFIO SOB FOGO

Com novas dinâmicas, rivais latinos ameaçam domínio brasileiro em reality

REPRODUÇÃO/HISTORY

Gerson Bragagnoli durante desafio no reality

Em nova temporada de Desafio Sob Fogo, brasileiros lutam pelo domínio da sala de vencedores

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 14/7/2022 - 6h20

A quinta temporada de Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina estreia nesta quinta-feira (14) e promete alimentar a rivalidade entre os países do subcontinente. Com novas dinâmicas na disputa, competidores estrangeiros entram para abalar o predomínio brasileiro entre os vencedores do reality e fisgar o título de melhor forjador da América Latina --além do prêmio de US$ 10 mil (R$ 54 mil).

Exibido pelo canal History desde 2018, o reality conta com quatro temporadas, que premiaram três brasileiros e um argentino. Nas vésperas do lançamento de sua quinta edição, Ricardo Vilar, jurado do programa e cuteleiro profissional, afirma ao Notícias da TV que a pressão para o Brasil cresce a cada ano.

"Começa a mexer com o brio dos outros países, como é que só brasileiro ganha? E é isso o que a gente quer, que traga uma competição bastante acirrada", conta Vilar. "Nós temos um competidor da Colômbia, e não existia a cutelaria nesse país, começou a acontecer por causa do Desafio Sob Fogo. De repente, você tem um competidor indo participar junto com outros que já têm uma tradição maior".

A atmosfera de rivalidade é algo frequente nos bastidores do programa e também atinge a própria bancada de jurados. Único brasileiro na equipe do reality, Vilar diz que essa tensão é natural e amistosa. "Noventa porcento da equipe é argentina, incluindo Michel Brown, o apresentador. Eles ficam pegando no meu pé, e eu respondo: 'Podem falar o que quiserem, não tem problema, vou ser sempre a pedra no sapato de vocês'".

Com oito participantes, três brasileiros estão concorrendo na quinta temporada: Gerson Bragagnoli, de 66 anos, Márcia Alberto Madalosso, de  48, e Roger Glasser, de 44. Diferentemente das primeiras edições, o programa incluirá uma série de celebridades e especialistas que participarão como jurados convidados e influenciarão os desafios de cada episódio. 

Ao fim da temporada, um especial com os quatro primeiros campeões do reality será exibido pelo History. Na disputa do melhor dos melhores, a rivalidade histórica entre brasileiros e argentinos entrará para as forjas. "Imagina você como juiz em uma Olímpiada, ver um atleta que traz evoluções maravilhosas. É a mesma coisa com a gente ver os três [vencedores brasileiros]".

"Nesse especial, eles têm que fazer uma peça superdifícil em poucas horas. São definitivamente os melhores que a gente teve até agora, foi um episódio de nível técnico altíssimo", continua. "A audiência pode esperar um trabalho de extrema qualidade, o episódio dos campeões é realmente imperdível."

Saúde mental

No programa, os juízes são responsáveis por escolher um vencedor para cada desafio. Em consenso, eles devem encontrar a lâmina mais afiada e resistente. Além das altas temperaturas da forja, o emocional pode ser um obstáculo para os competidores, que, muitas vezes, se abalam com os desafios do reality. "Um dos competidores passou mal. A gente teve que tirá-lo de cena e chamar a equipe de socorristas que fica ali prontamente, porque é uma situação séria", relata Vilar.

O cuteleiro caracteriza a quinta temporada como um misto entre drama e diversão. "Não só o condicionamento físico, mas também o emocional dos competidores. Às vezes ele pode até ser o mais bem preparado, mas emocionalmente ele acaba sucumbindo", ressalta. "A função do juiz é fazer aquela pequena provocação para ressuscitar o competidor, sempre o colocando em primeiro lugar. Eles são os verdadeiros heróis".

Nova temporada

A quinta temporada de Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina estreia nesta quinta (14), às 23h05, no History.

Assista ao trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.