DISPUTA DO SAMBA
DIVULGAÇÃO/LIGA-SP
Desfile da Mancha Verde, campeã do Carnaval de SP: Globo e Band disputam transmissão em 2023
A Globo ofereceu um novo modelo de negócio para pagar menos pela transmissão do Carnaval de São Paulo. Por causa disso, a Liga-SP, organizadora dos desfiles, partiu para o plano B e procurou a Band para abrir concorrência. A emissora do Morumbi ainda não fez uma proposta formal, mas demonstrou interesse em negociar, caso a relação da liga com a líder de audiência azede de vez.
O antigo acordo de direitos de transmissão do Carnaval de São Paulo com a Globo se encerraria em 2021, mas com a folia cancelada por causa da pandemia, o vínculo foi estendido automaticamente para 2022. A emissora e a Liga-SP combinaram de conversar sobre o assunto após os desfiles que aconteceram no último mês de abril. Desde então, mandatários das duas partes se reúnem semanalmente.
Segundo apurou o Notícias da TV, a emissora desembolsou em torno de R$ 11 milhões por ano, valor repassado para as escolas de samba. Desta vez, a Globo quer mudar o esquema: reduzir o pagamento fixo e oferecer um valor variável que será repassado a depender de metas publicitárias alcançadas.
Se as expectativas comerciais da empresa se concretizarem, a Liga-SP receberá o mesmo valor pago até 2022, mas existe o risco de receber menos, caso os contratos publicitários não atinjam as metas.
A proposta do novo modelo não animou a organizadora da folia paulistana. O fato de o Carnaval deste ano ter sido um fracasso publicitário, com apenas uma cota vendida, gera receio de que o valor reduza muito em relação aos anos anteriores.
Para criar uma opção e também para dar algum poder de barganha com a Globo, os representantes conversaram com Antônio Zimmerle, diretor de Programação da Band, para avaliar a possibilidade dos desfiles irem para lá no ano que vem. A reunião aconteceu no fim de junho.
Até o momento, a Band não fez uma proposta oficial, pois espera a finalização das conversas com a Globo. Mas o encontro, registrado e postado em redes sociais, foi proveitoso. A TV do Morumbi mostrou interesse no evento, desde que seja viável financeiramente. Hoje, a grande maioria dos eventos da Band é fechada no modelo market share, ou seja, a emissora é "sócia" da transmissão com o dono do direito e divide os lucros da arrecadação publicitária.
É neste mesmo esquema que a Band conseguiu fechar contrato para manter a Fórmula 1 até 2025 em TV aberta e fechada. Para o Carnaval paulistano, essa forma de negócio ainda não foi discutida entre as partes.
Como uma forma de manter o Carnaval de São Paulo como parte de sua programação do período, a Globo atendeu um desejo de longa data da Liga-SP. Se o contrato for fechado, a emissora já se comprometeu a exibir os desfiles de agremiações como Gaviões da Fiel e Rosas de Ouro para todo o Brasil em TV aberta, incluindo o Rio de Janeiro.
Desde 2013, a Globo não mostra as escolas de São Paulo para a capital fluminense. Por lá, nas noites de sexta e sábado de Carnaval, são mostrados os desfiles da Série Ouro, uma espécie de segunda divisão do Rio de Janeiro. Não se sabe como ficaria essa situação caso o novo vínculo seja assinado.
A condição pesa positivamente na decisão das escolas de samba de São Paulo, que reconhecem que a exposição no canhão de TV aberta da Globo é incomparável. As projeções são de até 50 milhões de telespectadores simultâneos assistindo aos desfiles, se eles de fato forem ao ar para todos os 26 Estados e Distrito Federal. A liga tem pressa, mas não está desesperada para fechar contrato. A ideia é acertar a situação até agosto.
Procurada pelo Notícias da TV, a Band confirmou as conversas e o interesse no Carnaval de São Paulo. A Liga-SP preferiu não se pronunciar sobre as negociações. A Globo não respondeu aos questionamentos.
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