IMAGENS REAIS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Em Pantanal, Velho do Rio (Osmar Prado) tentou combater as chamas sozinho, mas não conseguiu
O capítulo de Pantanal que foi ao ar na última terça-feira (28) chocou o público ao exibir cenas de queimadas e bichos mortos. As sequências, que exibiram imagens reais, retratavam na novela das nove da Globo um incêndio criminoso, provocado por fazendeiros da região e seus capangas --pessoas que, ao menos até então, não surgiram como personagens na trama.
De acordo com depoimento do biólogo Hugo Fernandes ao G1, as cenas exibidas foram registros feitos no incêndio que atingiu o pantanal entre 2019 e 2020. No total, aproximadamente 4 milhões de hectares foram destruídos no período, o que equivale a 26% do bioma da região, uma área maior do que a Bélgica.
Foram quase 2,2 milhões de hectares atingidos no Mato Grosso e 1,7 milhão no Mato Grosso do Sul. Cerca de 60% do território do Pantanal se encontra no Mato Grosso do Sul, e 40% no Mato Grosso.
Cabe aos governos estaduais e federais proteger o local, que teve grandes perdas de flora e fauna. Na ocasião, 4,6 bilhões de animais, em média, foram afetados, e pelo menos 10 milhões morreram em decorrência do fogo.
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Bicho morto em incêndio em Pantanal
Na novela, em meio ao caos das chamas, estava Velho do Rio (Osmar Prado). Ao ver o incêndio, ele tentou combater o fogo sozinho, mas, sem saída, precisou se transformar em sucuri. Na última cena em que apareceu, o personagem, já em forma de réptil, surgiu agonizando entre a vida e a morte.
Enquanto isso, José Leôncio (Marcos Palmeira) sentiu um mau pressentimento. O pai de Jove (Jesuíta Barbosa) sentiu uma pontada no peito e começou a ficar cansado. Ele, então, decidiu rezar e pedir a todos os santos para que essa sensação ruim fosse embora.
Após o susto, a entidade será resgatada e vai parar em um Centro de Reabilitação de Animais, de onde fugirá atrás de Juma (Alanis Guillen).
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Velho do Rio (Osmar Prado) em forma de sucuri
Nas redes sociais, telespectadores do folhetim de Bruno Luperi elogiaram a atuação de Osmar Prado e repercutiram as cenas das chamas. Muitos ficaram chocados com as imagens.
"Que cenas dilacerantes, e o pior é saber que isso aqui não é ficção, que só em 2019 o Pantanal teve 2.374.000 hectares de área queimada, que milhares de animais morreram e que o governo nunca tratou com seriedade essa pauta. Que tristeza, que revolta", escreveu usuária identificada apenas como Anna no Twitter.
"O incêndio no Pantanal, o Velho do Rio quase morrendo... Meu Deus, como é difícil a vida do pantaneiro", publicou Jonatas Cedro na mesma rede social. O biólogo Hugo Fernandes também falou sobre as cenas. Em seu perfil, ele divulgou os nomes dos responsáveis pelas imagens.
"Essas cenas de fogo que vocês estão vendo agora no Pantanal são do Lawrence Wahba, Bruna Luchese, Ernane Junior e Cesar Leite. Eu estava lá em algumas cenas. Mas não era novela. É tudo real. E ainda dói", escreveu o profissional.
Confira as reações:
Que cenas dilacerantes, e o pior é saber que isso aqui não é ficção, que só em 2019 o Pantanal teve 2.374.000 hectares de área queimada, que milhares de animais morreram e que o governo nunca tratou com seriedade essa pauta. Que tristeza, que revolta. #Pantanalpic.twitter.com/WQ4X2lsWrR
— anna 🐆 (@comentspantanal) June 29, 2022
O #Pantanal da novela é lindo, mas é isso aqui que acontece lá e o Governo sempre esteve de olhos fechados.O Pantanal queima todos os anos,a fauna e flora queimam, e nada muda. Por causa do desmatamento, agropecuária a exploração.Dói ver isso, mas é a realidade que TEM que mudar. pic.twitter.com/b6xpd6DeuV
— anna 🐆 (@comentspantanal) June 29, 2022
O incêndio no Pantanal, o Velho do rio quase morrendo... Meu Deus, como é difícil a vida do pantaneiro.#Pantanalpic.twitter.com/kn99kog6wI
— Jonatas Cedro (@JonatasCedro) June 29, 2022
Essas cenas de fogo que vcs estão vendo agora no Pantanal são do Lawrence Wahba, Bruna Luchese, Ernane Junior e Cesar Leite. Eu estava lá em algumas cenas. Mas não era novela. É tudo real. E ainda dói.
— Hugo Fernandes (@hfernandesbio) June 29, 2022
Essa sequência é chocante, mas necessária. Já entrou para a galeria das melhores cenas do ano. Um soco de realidade na cara do telespectador para um problema que muitos ignoram. #Pantanalpic.twitter.com/ntVZMJ9cCJ
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) June 29, 2022
A realidade que ainda não existia na trama de 1990. A realidade do que o homem faz quando descobre a riqueza de qualquer lugar. #Pantanalpic.twitter.com/QpiBnAov7s
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) June 29, 2022
Que sequência forte, 100% real, impactante e dolorosa. E que show do Osmar Prado. Nem precisou falar. #Pantanalpic.twitter.com/8WugmBn9fQ
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) June 29, 2022
O melhor personagem na pele do melhor ator. Osmar Prado, gigante!❤#Pantanal#OsmarPradopic.twitter.com/RpjdXnb90N
— Thais Correia (@CorThais) June 29, 2022
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor.
Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#107 - Madeleine volta em Pantanal? Novela dá pista" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.