Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

IMAGENS REAIS

Quem colocou fogo no Pantanal? Novela choca com queimadas e bichos mortos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Osmar Prado como Velho do Rio em Pantanal; ele está em meio a um incêndio horrorizado com as chamas, boquiaberto e quase chorando

Em Pantanal, Velho do Rio (Osmar Prado) tentou combater as chamas sozinho, mas não conseguiu

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 29/6/2022 - 15h29

O capítulo de Pantanal que foi ao ar na última terça-feira (28) chocou o público ao exibir cenas de queimadas e bichos mortos. As sequências, que exibiram imagens reais, retratavam na novela das nove da Globo um incêndio criminoso, provocado por fazendeiros da região e seus capangas --pessoas que, ao menos até então, não surgiram como personagens na trama.

De acordo com depoimento do biólogo Hugo Fernandes ao G1, as cenas exibidas foram registros feitos no incêndio que atingiu o pantanal entre 2019 e 2020. No total, aproximadamente 4 milhões de hectares foram destruídos no período, o que equivale a 26% do bioma da região, uma área maior do que a Bélgica.

Foram quase 2,2 milhões de hectares atingidos no Mato Grosso e 1,7 milhão no Mato Grosso do Sul. Cerca de 60% do território do Pantanal se encontra no Mato Grosso do Sul, e 40% no Mato Grosso.

Cabe aos governos estaduais e federais proteger o local, que teve grandes perdas de flora e fauna. Na ocasião, 4,6 bilhões de animais, em média, foram afetados, e pelo menos 10 milhões morreram em decorrência do fogo. 

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Bicho morto em incêndio em Pantanal

Bicho morto em incêndio em Pantanal

Guardião protetor

Na novela, em meio ao caos das chamas, estava Velho do Rio (Osmar Prado). Ao ver o incêndio, ele tentou combater o fogo sozinho, mas, sem saída, precisou se transformar em sucuri. Na última cena em que apareceu, o personagem, já em forma de réptil, surgiu agonizando entre a vida e a morte.

Enquanto isso, José Leôncio (Marcos Palmeira) sentiu um mau pressentimento. O pai de Jove (Jesuíta Barbosa) sentiu uma pontada no peito e começou a ficar cansado. Ele, então, decidiu rezar e pedir a todos os santos para que essa sensação ruim fosse embora.

Após o susto, a entidade será resgatada e vai parar em um Centro de Reabilitação de Animais, de onde fugirá atrás de Juma (Alanis Guillen).

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Velho do Rio (Osmar Prado) em forma de sucuri em Pantanal

Velho do Rio (Osmar Prado) em forma de sucuri

Chocante

Nas redes sociais, telespectadores do folhetim de Bruno Luperi elogiaram a atuação de Osmar Prado e repercutiram as cenas das chamas. Muitos ficaram chocados com as imagens.

"Que cenas dilacerantes, e o pior é saber que isso aqui não é ficção, que só em 2019 o Pantanal teve 2.374.000 hectares de área queimada, que milhares de animais morreram e que o governo nunca tratou com seriedade essa pauta. Que tristeza, que revolta", escreveu usuária identificada apenas como Anna no Twitter.

"O incêndio no Pantanal, o Velho do Rio quase morrendo... Meu Deus, como é difícil a vida do pantaneiro", publicou Jonatas Cedro na mesma rede social. O biólogo Hugo Fernandes também falou sobre as cenas. Em seu perfil, ele divulgou os nomes dos responsáveis pelas imagens.

"Essas cenas de fogo que vocês estão vendo agora no Pantanal são do Lawrence Wahba, Bruna Luchese, Ernane Junior e Cesar Leite. Eu estava lá em algumas cenas. Mas não era novela. É tudo real. E ainda dói", escreveu o profissional. 

Confira as reações:

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#107 - Madeleine volta em Pantanal? Novela dá pista" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.