Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Santo chora ao apresentar Miguel como filho à família

Reprodução/TV Globo

Irandhir Santos (Bento) e Domingos Montagner (Santo) em cena de Velho Chico, da Globo - Reprodução/TV Globo

Irandhir Santos (Bento) e Domingos Montagner (Santo) em cena de Velho Chico, da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 21/6/2016 - 5h29

Personagem de Domingos Montagner, Santo se emocionará ao revelar para sua família que é pai de Miguel (Gabriel Leone). O agricultor reunirá a mulher, as filhas, a mãe e o irmão para dar a notícia em Velho Chico. Bento (Irandhir Santos) criará uma confusão ao ver o neto do coronel chegar para fazer a refeição com eles, mas será obrigado a ficar quieto e ouvir o que Santo tem a dizer. Com todos boquiabertos com a revelação, Miguel falará algumas palavras que levarão Santo às lágrimas. 

Envergonhado, o presidente da cooperativa de agricultores deixará a cozinha e se refugiará na varanda da sua casa para chorar, olhando as estrelas. Miguel irá atrás dele, e a emoção tomará conta dos dois. A sequência está prevista para ser exibida no dia 5 e terminará com o primeiro abraço de pai e filho. Na cena, Santo sentirá a presença do espírito do pai, Belmiro (Chico Diaz), abençoando a chegada de Miguel à família dos Anjos.

A primeira a ser informada sobre a paternidade de Miguel será Luzia (Lucy Alves). Santo gaguejará e dirá que "parece" que Miguel é seu filho, temendo a reação da mulher. Mas a dona de casa fingirá que está muito surpresa, inclusive com a crueldade dos de Sá Ribeiro com o rapaz. Depois, quando ele reunir a família para a revelação, ela se mostrará solidária, tentando conter os ímpetos de Bento para brigar com o neto de Afrânio (Antonio Fagundes).

O vereador vai espenear e constranger Miguel, dizendo que não se mistura com um Saruê. Chegará a se levantar da mesa, fazendo Luzia e Santo implorar para que ele fique e escute o motivo que levou o agricultor a reuni-los. O clima estará bem tenso quando Santo começar a falar: "Queria a família junta aqui hoje pra dá uma notícia que nem eu mesmo sei como dizê. A coisa me pegô de supetão que chega a me dexá perdido até agora", dirá o pai de Olívia (Giullia Buscacio).

A essa altura da trama, Olívia, Luzia, Miguel e Santo já saberão que Tereza (Camila Pitanga) escondeu do filho que Carlos (Marcelo Serrado) não era seu pai biológico. "Mas num dexá de sê boa notícia, não. Fora de tempo, é verdade, mas notícia boa como essa, só tive ôtras duas nessa vida. Por isso, tenho fé que, depois do susto, vocês vão se sentí tão feliz como eu tô agora", continuará Santo, sob os olhares curiosos de todos.

Fim do vazio

"É que depois desses ano todo e de tudo que passâmo, é a primêra vez que sento nessa mesa e sinto ela completa ôtra vez. Des’que painho se foi, num teve um só dia que num senti um vazio nessa casa, e num teve um só dia que num senti um vazio aqui dentro. Era como se faltasse alguma coisa que eu num sabia o que era. E eu já tinha me conformado que nunca ia descubrí. E hoje eu sinto, pela primeira vez des’que ele se foi, que Deus me deu mais alguém pra prenchê o vazio que meu pai dêxo em minha vida", falará Santo, olhando para Miguel.

O agricultor contará que no dia em que seu pai morreu, Deus deixou um menino no lugar. Bento, irritado, questionará que tipo de comparação é a que o irmão está fazendo. "Que Deus, quando levô nosso pai, trôxe um filho também: o meu filho, Miguel! E hoje, depois de todos esses anos, esse filho, que já conheci homem, mas que aos meus olhos talvez seja pra sempre o menino que num tive a chance de conhecê,tá aqui, com a gente", comentará o marido de Luzia.

Miguel ficará emocionado e arriscará fazer um discurso. "Digo que minha vida ganha um novo sentido com essas palavras. Vejo em cada um de vocês uma parte de mim que eu desconhecia, mas só eu sei o quanto me fez falta durante todos esses anos. E minha vida, ainda que essa bagunça, começa a fazer sentido pela primeira vez! Ao lado de meu pai e de minha família", dirá o jovem.

Com a voz embargada e lágrimas caindo dos olhos, Santo pedirá para todos lhe deram licença.  Ele irá para a varanda, onde deixará o choro fluir até ver Miguel chegar perto dele. "Só queria agradecer, pelo que você fez lá dentro. E por tudo que você tem feito por mim. Parece que fez mais do que fizeram a vida inteira por mim", revelará o agrônomo. 

Santo colocará a mão no ombro do filho e comentará que foi ali que se despediu de seu pai, Belmiro. Nisso, uma brisa baterá nos dois, e Miguel afirmará que gostaria de ter conhecido seu outro avô. "D’um jeito ou de ôtro ele te conhece, que painho num ia recusá a bênção pr’um neto! Viesse ele de onde tenha vindo, ele num ia se negá a isso, não! Se eu esperei esses ano tudo, ele ia esperá também", falará Santo, abraçando o filho pela primeira vez.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.