Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Após 28 anos, Tereza vira ameaça ao casamento de Santo

Caiuá Franco/TV Globo

Camila Pitanga estreia na pele de Tereza em Velho Chico, novela das nove da Globo - Caiuá Franco/TV Globo

Camila Pitanga estreia na pele de Tereza em Velho Chico, novela das nove da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 8/4/2016 - 5h37

A novela Velho Chico chega à segunda fase promovendo uma nova reviravolta na vida de seus personagens. Tereza, agora na pele de Camila Pitanga, será uma mulher em crise existencial. Ela voltará a morar na fazenda do pai, Afrânio (Antonio Fagundes), e isso fará o casamento de Santo (Domingos Montagner) estremecer. Mulher de Santo, Luzia (Lucy Alves) ficará apavorada com a volta da rival à fictícia Grotas de São Francisco.

A trama vai mostrar esse retorno devagar. Primeiro, o público vai saber como cada personagem vive após a passagem de tempo de 28 anos. Luzia e Santo tiveram duas filhas, já Tereza e Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) não tiveram filhos, mas o herdeiro, Miguel (Gabriel Leone), foi criado como se fosse filho legítimo do deputado. Esse segredo atormenta a filha do coronel. 

Luzia é o tipo de mulher que sufoca o marido com sua insegurança. "Às vezes, sinto ele longe, navegando em outros sentimento que não são pra mim. Ele nunca foi todo meu. Eu sei que no fundo, no fundo, Santo nunca foi todo meu. Até a raiva que ele tem desse Saruê, é tudo por causa dela", confessará a dona de casa em conversa com Piedade, que passará a ser vivida pela atriz Zezita Matos.

Tereza, por sua vez, vai chorar ao ouvir do padre Romão (Umberto Magnani) que Santo é um homem exemplar, que luta pelo bem do povo. "Santo se fez o braço forte dessa gente. Do povo ribeirinho, das comunidades, dos pequenos produtores. Sempre foi! O sofrimento fez dele um grande homem, minha filha", dirá o religioso.

Inácio moraes/tv globo

Camila Pitanga posa com Domingos Montagner (Santo) e Marcelo Serrado (Carlos Eduardo)

Tereza não conseguirá conter o choro. O padre perguntará se ele disse algo que não deveria, e ela dirá que não: "Eu construí minha vida em cima de uma mentira, padre", responderá, soluçando.

Em crise

Camila Pitanga acompanhou e trabalhou junto com Julia Dalavia na composição de Tereza. A atriz adianta que a personagem chega aos 40 e poucos anos com muitas contradições e ainda sofre entre o amor oprimido que sente por Santo. "Ela está em uma crise com ela mesma. Tereza está se procurando", diz Camila.

Essa nova Tereza entra no ar querendo recuperar sua origem, uma personagem totalmente diferente do último trabalho de Camila Pitanga. Ela fez a barraqueira Regina em Babilônia no ano passado, cuja a personalidade tempestiva não agradou muito à audiência.

A atriz afirma que se desligou de Regina na mesma hora em que a trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga saiu do ar. Ela não pretendia voltar à TV tão cedo, mas revela que trabalhar com o autor Benedito Ruy Barbosa era um sonho antigo. Além disso, destaca como irresistível a riqueza cultural retratada em Velho Chico.

"O sertanejo tem uma peculiaridade que, por mais que eu seja filha de baiano, eu estou cavando. Estou elaborando a personagem. É como uma artesã. Costurando as palavras, os detalhes. A gente está buscando isso, inclusive nas posturas. Não é o ritmo da cidade. Na cidade, é tudo muito rápido. Tem um frenesi enorme. Quando você vai para o interior, tem uma meditação, contemplação, etc. É tudo muito específico. Fora a linguagem do Luiz Fernando Carvalho [diretor artístico da trama], em que os silêncios falam", aponta Camila.  


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.