Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Afrânio manda queimar fazenda de capitão e faz primeira vítima

Fotos Caiuá Franco/TV Globo

Clemente (Julio Machado) coloca fogo em galpão de Ernesto Rosa, em Velho Chico - Fotos Caiuá Franco/TV Globo

Clemente (Julio Machado) coloca fogo em galpão de Ernesto Rosa, em Velho Chico

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 17/3/2016 - 6h19

Personagem de Rodrigo Santoro em Velho Chico, Afrânio mandará atear fogo no galpão que o capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) armazena sua produção de algodão. Clemente (Julio Machado) e outros jagunços serão surpreendidos por Belmiro (Chico Diaz), que tocará o sino alertando o patrão de que há algo errado. Cercado pelos homens do coronelzinho, o retirante será espancado até ficar à beira da morte. Ele só se salvará porque, na hora em que Clemente for atirar, Rosa surgirá disparando sua arma contra os invasores.

Exibida a partir desta quinta-feira (17), a sequência marcará o início da amizade e respeito que Rosa terá por Belmiro. Marcará também o início de uma série de maldades de Afrânio, que vira coronel.

O personagem de Chico Diaz será socorrido e atendido por um médico. Cheio de hematomas e debilitado, ele ainda tentará manter o plano de deixar a fazenda do capitão para ir atrás de emprego na cidade. Rosa o incubirá de ser o homem que vai ajudá-lo a unir forças com outros produtores contra Afrânio.

"Ele vai pagar pelo que fez. Ora, se vai! Descanse agora, rapaz. Nós conversaremos sobre isso amanhã", dirá o capitão.

Afrânio, personagem de Rodrigo Santoro, revelará vilania na novela das nove da Globo

Ao mesmo tempo, o público verá Afrânio desesperado, com medo de que seu nome seja envolvido no incêndio criminoso contra o maior inimigo de seu pai. "Eu não devia ter lhe dado ouvidos. Devia era ter resolvido a coisa do meu jeito, conversando civilizadamente com essa gente", vai reclamar contra Clemente.

Só que será tarde demais. A partir desse episódio, Afrânio assumirá de vez o papel que coronel Jacinto (Tarcísio Meira) exercia em toda a região.

Brasilidade

Chico Diaz diz que seu personagem representa a brasilidade. Ele é o pai do protagonista da trama, Santo dos Anjos (Renato Góes/Domingos Montagner). "Sua busca por um lugar para prover a família é linda. O personagem é real, raçudo, representa bem o povo nordestino que tanto se esforça", diz o ator. 

Após ganhar o respeito de Rosa, Belmiro vai conquistar confiança dos pequenos agricultores da região. Eles vão se unir ao capitão na hora de vender suas safras. Belmiro é quem colocará a ideia da cooperativa em prática, já que o capitão será assassinado com três tiros à queima-roupa.

O retirante passará a ser alvo da ira de Afrânio ao tomar as rédeas da fazenda de Rosa, apoiando Eulália (Fabiula Nascimento) na decisão de não vender as terras do marido. "Ele será mais uma vítima da briga entre as duas famílias", diz Chico Dias, referindo-se ao destino do personagem.

Belmiro morrerá quando Santo declarar seu amor pela filha do coronel Afrânio, Tereza (Julia Dalavia/Camila Pitanga). No final da primeira fase da novela, ele será alvejado por um tiro que sairá da espingarda de Cícero (Pablo Morais), filho de Clemente com Doninha (Bárbara Reis). 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.