Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANTONIO PETRIN

Tenório da primeira versão de Pantanal, ator se recusa a falar sobre a novela

REPRODUÇÃO/MANCHETE

O ator Antonio Petrin em cena como Tenório, com expressão de desconfiança, na primeira versão da novela Pantanal (1990)

O ator Antonio Petrin em cena como Tenório na primeira versão da novela Pantanal (1990)

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 17/6/2022 - 6h15

O ator Antonio Petrin marcou a primeira versão de Pantanal (1990) com sua interpretação do grileiro Tenório. Ele se destacou, por exemplo, em cenas de discussões com Guta (Luciene Adami) e de castração do peão Alcides (Ângelo Antônio). No entanto, hoje, aos 83 anos, Petrin se recusa a falar sobre a novela. 

O Notícias da TV entrou em contato com o ator para abordá-lo sobre o personagem e suas perspectivas em relação ao folhetim. Em resposta, Petrin disse apenas: "Não tenho nenhum interesse em falar sobre Pantanal". Ele agradeceu pelo convite e não respondeu sobre o porquê de se recusar a entrar no tema. 

Em 1990, a versão de Tenório apresentada na novela era até mais pesada do que o personagem encarnado atualmente por Murilo Benício. O vilão se mostrava mais preconceituoso e mais perverso. O ápice foi a cena em que ele decepou o órgão genital de Alcides, após saber que o peão estava de caso com Maria Bruaca (Ângela Leal). 

A câmera não mostrou o ato violento em si e em vez disso focou nas expressões dos atores: Antônio aparecia aterrorizado e gritando de dor, enquanto Petrin exibia semblante triunfante. A cena gerou indignação, e o ator foi até agredido. 

"Foi tapa em cima de mim", disse ele ao jornal O Globo, sobre uma agressão que sofreu de telespectadoras no aeroporto de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na época das gravações da novela. O ator também teve sua casa apedrejada após a cena. 

Por onde anda?

Antonio Petrin começou a carreira nos anos 1960, no teatro. De lá para cá, fez mais de 40 peças, entre elas A Pane, que esteve em cartaz até o último domingo (12), em São Paulo. 

Na TV, atuou em 44 programas, entre séries, especiais, humorísticos, infantis e novelas. Esteve nos elencos de Malu Mulher (1979-1980), Esperança (2002) e Em Família (2014), por exemplo. Seu último papel numa novela foi em Escrava Mãe (2016), da Record. 


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.