Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FÉ NAS MALUCAS

Simpatia de novela: Cinco encalhadas doidas por uma novena de Santo Antônio

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Camila Queiroz como Mafalda está debruçada em um poço com a mão direita no queixo enquanto Rosi Campos, a Eponina, amarra uma imagem de Santo Antônio em uma corda e se prepara para jogá-la no poço em cena de Êta Mundo Bom!

Mafalda (Camila Queiroz) e Eponina (Rosi Campos) jogam Santo Antônio no poço em Êta Mundo Bom!

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 13/6/2021 - 6h20

Santo Antônio não tem descanso nem quando liga a televisão para espairecer dos inúmeros pedidos de solteiros e solteiras em busca de um casamento que se acumulam sob a sua mesa. Munido de uma "santa" paciência, ele está sempre a postos para ir até o fundo do poço se for preciso para ajudar algum personagem de novela que invocou seu nome na tentativa de desencalhar.

Os predicados do beato são lembrados neste domingo (13) --dia em que, mesmo em tempos pandêmicos, as festas juninas começam a pipocar do norte ao sul do Brasil. Apesar da fama de casamenteiro, ele também é conhecido por ajudar a encontrar objetos perdidos ou multiplicar a comida na mesa, sobretudo para quem guarda o seu pão dentro da farinha ou do arroz.

O santo, diga-se de passagem, até tem concorrentes como São José em sua missão de juntar almas gêmeas, mas sempre reinou como preferido dos autores de folhetins.

Antônio, no entanto, chegou a ter o seu reinado ameaçado em Velho Chico (2016) quando Leonor (Mariana Nery) prometeu fazer uma festa para São Gonçalo caso ele lhe arranjasse um marido.

Dito e feito, o milagreiro deixou Afrânio (Rodrigo Santoro) aos pés da moça e a fez entrar para os Sá Ribeiro mesmo sob o olhar de reprovação de Encarnação (Selma Egrei).

Relembre algumas das principais encalhadas das novelas:

Camila Queiroz em Êta Mundo Bom!

Fundo do poço

Doida para ver o "cegonho" bater asa, Mafalda (Camila Queiroz) roubou um Santo Antônio guardado por Cunegundes (Elizabeth Savalla) para desencalhar mais rápido em Êta Mundo Bom! (2016). Com a ajuda de Eponina (Rosi Campos), ela jogou o padroeiro no fundo do poço e prometeu só tirá-lo de lá depois de subir ao altar --fosse com Romeu (Klebber Toledo) ou com Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi).

Ilka (Cássia Kis) em Fera Ferida

Enxoval engomado

Encalhada e pronta para ficar "para titia",  Ilka Tibiriçá (Cássia Kis) não fez nenhuma ameaça ao santo e, pelo contrário, resolveu facilitar a sua vida em Fera Ferida (1994). Ela guardava um enxoval costurado e engomado pela própria mãe há anos dentro de um baú e prometeu só tirá-lo de lá ao deixar de ser "donzela".

Mirna (Fernanda Souza) em Alma Gêmea

Reputação na lama

Entre as chantagens que Mirna (Fernanda Souza) fez com o beato em Alma Gêmea (2006), a caipira ameaçou pedir para que Crispim (Emilio Orciollo Netto) jogasse o santo junto com o menino Jesus no chiqueiro. Ele, entretanto, nem precisou se sujar para cumprir o prometido --e mandou Jorge (Marcelo Faria) para a devota, com um pato de brinde para a mascote Doralice.

Marília Pêra em Uma Rosa com Amor

Reza brava

Serafina (Marília Pêra) era tão carente que chegava a mandar flores para si mesma em Uma Rosa com Amor (1972). Apiedada, Amália (Lélia Abramo) rezou para Santo Antônio e conseguiu que a filha se arrumasse com o rico industrial Claude (Paulo Goulart) --o casamento começou como uma "fachada", mas depois o casal se apaixonou para valer.

Cristiana Oliveira em Quatro por Quatro

Caminhos tortos

Tatiana (Cristiana Oliveira) só faltou reclamar de Santo Antônio no Procon em Quatro por Quatro (1994). Depois de muitas novenas, ela subiu ao altar com Fortunato (Diogo Vilela), mas desceu de lá mais solteira ainda. Ela arrumou um barraco na porta da igreja, foi presa e jurou se vingar do noivo --e o fez ao ser feliz da vida com Bruno (Humberto Martins).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.