Personagens marcantes

De porca confidente a vaca mimada: Sete animais que roubaram a cena nas novelas

Reprodução/TV Globo

A porca Lili com Camila Queiroz e a vaca Emília com Tony Ramos: ambas viraram estrelas em novelas - Reprodução/TV Globo

A porca Lili com Camila Queiroz e a vaca Emília com Tony Ramos: ambas viraram estrelas em novelas

REDAÇÃO - Publicado em 20/12/2018, às 05h32

O gato León é atualmente um dos personagens mais queridos dos telespectadores de novelas e tem roubado a cena sempre que aparece em O Sétimo Guardião, mesmo sem falar nada. Colocar animais para atuar na teledramaturgia dá trabalho à produção (só para viver León, há quatro gatos "contratados"), mas vale a pena. Eles conquistam o público.

A porca Lili, que foi amiga confidente de Mafalda (Camila Queiroz) em Eta Mundo Bom! (2016), é o exemplo mais recente. Xodó da família, Lili fez sucesso e até emplacou uma participação ilustre em outra novela, Haja Coração (2016).

Duas vacas também foram personagens ilustríssimas de novelas. Em Chocolate com Pimenta (2003), Estrela era a melhor amiga de Timóteo (Marcello Novaes), um caipira ingênuo. As cenas entre os dois divertiam o público.

Já em Caminho das Índias, Opash (Tony Ramos) tratava com muita devoção uma vaca --afinal, os bovinos são considerados animais sagrados no hinduísmo. Fora das câmeras, ela era chamada de Emília, um nome nada divino.

Relembre os animais que se destacaram nas novelas antes de León: 

divulgação/tv Globo

Lili era amiga de Mafalda (Camila Queiroz) em Eta Mundo Bom!, e atriz se apegou à porquinha

Porca Lili, de Eta Mundo Bom! (2016)
A porca Lili foi um presente que Mafalda (Camila Queiroz) ganhou de Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) e logo se tornou sua melhor amiga. A caipira não largava a bichinha e conversava com ela sobre sua curiosidade com o "cegonho". A porca ganhou tanto destaque que fez até participação especial em Haja Coração (2016), em cena em que Fedora (Tatá Werneck) levava um monte de animais para casa. Camila Queiroz se apegou tanto à porquinha que parou de comer carne suína.

divulgação/tv globo

A caipira Mirna (Fernanda Souza) fez até uma festa de casamento para sua pata Doralice

Pata Doralice, de Alma Gêmea (2005)
Fernanda Souza também não conseguiu mais comer carne de pato após contracenar com uma pata em Alma Gêmea. A personagem, chamada Doralice, era o grande xodó de Mirna, interpretada por Fernanda. A caipira fazia confidências para a pata e organizou até uma festa de casamento para ela.

divulgação/tv globo

Ariana encontrou pedra preciosa com Candinho (José Loreto) e Cassiano (Henri Castelli)

Cabra Ariana, de Flor do Caribe (2013)
José Loreto se afeiçoou à cabra Ariana, com quem contracenou quase como um par romântico em Flor do Caribe. O nome dela era uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna (1927-2014). Na novela, Ariana foi a grande responsável por encontrar a pedra preciosa que Cassiano (Henri Castelli) tanto sonhava achar.

divulgação/tv globo

Xico, o macaco pintor de Caras & Bocas (2009), causou na novela e virou artista plástico

Macaco Xico, de Caras & Bocas (2009)
O macaco Xico foi praticamente o protagonista de Caras & Bocas. Era ele quem pintava todas as telas de Denis (Marcos Pasquim), que faziam sucesso. O macaco, que havia fugido de um circo, acabou virando parte da família, apesar de aprontar muito. Xico era, longe das câmeras, uma macaca fêmea, chamada Kate.

reprodução/tv globo

Opash (Tony Ramos) adorava a vaca Emília; animal é considerado sagrado na Índia

Vaca Emília, de Caminho das Índias (2009)
Na Índia, as vacas são sagradas, e na novela Caminho das Índias Emília foi tratada com toda a pompa. A vaca era muito bem cuidada pelo personagem Opash (Tony Ramos), recebia mimos especiais de alimentação e tinha salário de estrela: R$ 350 por dia de gravação, segundo o jornal Extra.

divulgação/tv globo

Os atores Drica Moraes e Marcello Novaes contracenavam com a vaca Estrela em 2003

Vaca Estrela, de Chocolate com Pimenta (2003)
Outra vaca que foi mais bem tratada na novela do que a própria protagonista foi Estrela, de Chocolate com Pimenta. Ela era o animal de estimação de Timóteo (Marcello Novaes), a quem ele desabafava sobre seu amor não correspondido por Márcia (Drica Moraes) e tratava como uma princesa. Timóteo até dormia no estábulo vez ou outra, para ficar ao lado de Estrela.

divulgação/tv globo

Cena em que Tião (Murilo Benício) encontrou o touro Bandido pela primeira vez em América

Touro Bandido, de América (2005)
Assim como O Sétimo Guardião, em América, um animal também tinha um quê de misticismo e mistério. O touro Bandido surgiu pela primeira vez para Tião (Murilo Benício) e, quando chegou, todos os outros bois foram embora. O peão teve certeza de que se tratava do touro que via em seus sonhos, como um rei.

Na vida real, Bandido já era famoso. Ele foi considerado o melhor touro de rodeio do Brasil, e nenhum peão aguentou mais de oito segundos em cima dele. Bandido morreu aos 15 anos, em 2009, e há uma estátua em sua homenagem em Barretos.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é o casal mais quente de A Dona do Pedaço?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook