Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

CÓPIA FIEL?

Saga de Jacó em Gênesis já foi contada em Lia; veja diferenças entre a novela e a série

FOTOS: BLAD MENEGHEL E MUNIR CHATAK/RECORD

Montagem com a atriz Michelle Batista como Lia em Gênesis à esquerda e a atriz Bruna Pazinato como Lia na minissérie Lia à direita

Michelle Batista em Gênesis e Bruna Pazinato em Lia; atrizes dividem o papel principal da minissérie

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 7/7/2021 - 6h35

A Record voltou a picotar os capítulos de Gênesis e estendeu a jornada de Abraão (Zécarlos Machado) durante mais alguns dias, mas Jacó (Miguel Coelho) finalmente vai assumir o posto de protagonista nesta quarta (7). A sexta e penúltima fase da novela bíblica, no entanto, deve causar uma sensação de déjà-vu nos telespectadores, já que a mesmíssima história também foi contada em Lia (2018).

A emissora vai dar uma chacoalhada na trama para evitar que o público perca o interesse ou fique entediado ao ver o mesmo trecho da Bíblia ser contado novamente em um período tão curto. As mudanças, aliás, são muito mais profundas do que apenas a troca de elenco --o papel de Lia saiu das mãos de Bruna Pazinato para chegar às de Michelle Batista.

Jacó deixa de ser coadjuvante na série para se tornar o centro das atenções no folhetim de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro. Com ares de herói, ele ganha uma nova roupagem em que se torna mais uma vítima da situação e menos o algoz de Lia.

A rede de Edir Macedo obviamente não mexerá no texto bíblico, e a personagem de Michelle Batista continuará a comer o pão que o diabo amassou nas mãos do marido. A grande questão é que o coisa ruim deixa de ser uma mera metáfora para ganhar a forma de Lúcifer (Igor Rickli), que não era sequer mencionado na minissérie de Paula Richard.

O príncipe das trevas não vai interferir na narrativa diretamente, mas usará Raquel (Thaís Melchior) para impedir o romance entre Lia e Jacó. Os roteiros a que o Notícias da TV teve acesso deixam claro que a jovem será manipulada pelo vilão, "que decifra o seu semblante, como se pudesse perceber que é uma moça cheia de conflitos". 

Miguel Coelho e Felipe Cardoso: Jacó na ficção

Briga entre irmãs

Raquel já não era boa bisca na minissérie, mas ganhará contornos muito mais sombrios na novela. Em seu primeiro encontro com Jacó, ela deixará bem claro que não está interessada nos sentimentos do primo, mas na fortuna que Abraão deixou para Isaque (Henrique Pagnoncelli).

Zilpa (Kiria Malheiros) também receberá mais destaque na trama, ainda que continue a se deitar com Jacó a pedido de Lia para gerar mais herdeiros. A serva, entretanto, ganha um par romântico com a chegada de Éder (César Cardareiro) e até um final feliz.

Thaís Melchior e Graziela Schmitt: Raquel

Figurinha repetida

Gênesis também traz seis atores que estiveram em Lia, mas em papéis diferentes. Paula Jubé, por exemplo, fez Adinah --interpretada agora por Michelle Batista-- na primeira fase da minissérie e se tornou a Basemate no folhetim. Ela é uma das mulheres de Esaú (Cirillo Luna) e, inclusive, sofrerá com as agressões verbais e físicas do companheiro. 

Felipe Cardoso era o protagonista Jacó e se tornou Efrom, cunhado de Isaque e irmão de Uriala (Marcela Barrozo). Thaís Muller, por sua vez, trocou o posto de Zilpa por Maresca.

Bruno Ahmed passou o papel de Síquem para Marcelo Filho e ficou com Caleb na novela. Suzana Alves deixa as vilanias de Laila para sofrer como a serva Salma, o principal interesse amoroso de Labão (Heitor Martinez). 

O comerciante de Harã, aliás, foi interpretado por Brenno Leone na juventude. O mesmo ator viveu Simeão, um dos filhos de Jacó e Lia, na série.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#64 - Luna vai do céu ao inferno em Salve-se Quem Puder!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.


Últimas de Gênesis


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Qual a melhor novela no ar atualmente?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.