Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VIDENTES FAJUTOS

15 anos de Psych: Série debochou de The Mentalist por copiar formato

REPRODUÇÃO/ USA NETWORK e CBS

Montagem de fotos com os personagens Shawn Spencer (James Roday Rodriguez, à esquerda) e Patrick Jane (Simon Baker, à direita)

Shawn Spencer (James Roday Rodriguez) e Patrick Jane (Simon Baker): dois "videntes" picaretas

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 7/7/2021 - 6h20

Nesta quarta-feira (7), Psych (2006-2014) completa exatos 15 anos de sua estreia nos Estados Unidos. A divertida série sobre Shawn Spencer (James Roday Rodriguez) foi ao ar dois anos antes de The Mentalist (2008-2015) e, por conta disso, debochou da trama policial por ter copiado sua sinopse: um vidente fajuto que ajuda a polícia a resolver crimes.

Exibida pelo canal USA Network nos Estados Unidos (Universal Channel no Brasil) e criada por Steve Franks, Psych contava a história de Shawn, filho de um policial aposentado que usava seu poder de observação e dedução --incutido pelo pai na infância-- para se dar bem na vida. 

Picareta, mas com uma memória fotográfica, ele se fingia de vidente para ganhar dinheiro, mas acabou virando suspeito de participar de um crime por deduzir detalhes muito específicos sobre ele. Para escapar das autoridades, ele continuou mentindo sobre seus poderes "paranormais" e passou a ajudar a polícia a solucionar crimes sem ser preso ou processado por falsidade ideológica.

The Mentalist narrava a trajetória de Patrick Jane (Simon Baker), um vidente fajuto que tinha passado boa parte da vida trabalhando com seu pai, um grande vigarista, em um circo. Com o dom de observar as pessoas e desvendar seus segredos com base em leitura corporal e detalhes quase imperceptíveis, o protagonista aplicava golpes e ganhava fama como psíquico.

A vida boa de Jane mudou quando ele desafiou um serial killer durante uma participação em um talk show, o que culminou no assassinato de sua mulher e de sua filha pequena. Assim como em Psych, o protagonista passou a ajudar a polícia a resolver crimes, mas sua motivação era somente uma: encontrar o algoz de sua família, conhecido pelo codinome Red John, e se vingar.

Diferentemente de Shawn, por motivos óbvios, Patrick ficou traumatizado com a culpa de ter causado a morte das pessoas que mais amava e decidiu assumir que nunca tinha sido médium. Passou, então, a ajudar em investigações criminais e a desmascarar os golpistas que cruzavam seu caminho.

Por ir ao ar na TV por assinatura, Psych não teve tanto alcance quanto The Mentalist, exibido na TV aberta pela rede CBS. Assim, a série de comédia fez piada com a concorrente em diversos momentos de suas oito temporadas, sem poupar menções diretas ao ator Simon Baker.

Em um dos capítulos, Shawn brincou com o fato de que se fingia de vidente em uma conversa com Gus (Dulé Hill), seu melhor amigo que sabia da farsa toda, e fez uma uma referência à série criada por Bruno Heller. 

"Eu quero toda a glória por resolver este caso. Além disso, eu sou aquele que faz isso [sinal de médium falso]. Não seria estranho se eu fizesse isso do nada?", brincou o protagonista. "Fica estranho quando qualquer um faz", rebateu Gus. "Eu acho que fica ótimo quando Simon Baker faz", argumentou o picareta. "Simon Baker não faz [no The Mentalist]", avisou o amigo. "Não? Bom, pelo menos temos isso [de exclusivo]", debochou Spencer.

"Eu tenho duas palavras: exército e psíquico. Estou te dando uma oportunidade antes que eu venda essa sugestão para a CBS como a ideia de programa de televisão", alfinetou Shawn em outro episódio. 

As oito temporadas completas de Psych estão disponíveis no catálogo do Prime Video, streaming da Amazon. No Brasil, The Mentalist ainda está no ar no canal pago TNT Series e também pode ser visto por assinantes do Globoplay. 

Confira um compilado com todos os trechos em que Psych debochou de The Mentalist: 

Psych no Emmy?

A comédia pode concorrer ao Emmy sete anos depois de seu fim. O motivo é o telefilme Psych 2: Lassie Está de Volta (2020), derivado da atração cult. Além dos protagonistas James Roday Rodriguez (Shawn Spencer) e Dulé Hill (Gus), outros atores da produção se inscreveram para tentar uma indicação ao prêmio que consagra os melhores da TV norte-americana.

Pysch estreou na USA Network exatamente em 7 de julho de 2006. Os indicados ao Emmy 2021 serão anunciados oficialmente na próxima terça (13). Rodriguez e Hill estão tentando uma vaga entre os indicados na categoria de melhor ator em minissérie ou filme. 

Outros integrantes do elenco original da série também torcem para entrar na lista de indicados como melhores atores coadjuvantes em minissérie ou filme. São eles: Corbin Bernsen (Henry), Timothy Omundson (Lassie), Maggie Lawson (Juliet) e Kirsten Nelson (Vick). 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.