Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JUNNO ANDRADE

Renato em Poliana Moça, ator passa pano para triângulo constrangedor: 'Medo'

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Junno Andrade, caracterizado como Renato, em ensaio de divulgação de Poliana Moça; ele tem o cabelo e a barba grisalhas e ergue as sobrancelhas enquanto encara a câmera.

Junno Andrade como Renato em Poliana Moça; ator afirma que personagem tem medo de compromisso

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 13/5/2022 - 6h20

Junno Andrade se recusa a condenar as atitudes de Renato, seu personagem em Poliana Moça. Sim, o músico flerta com Ruth (Myrian Rios) mesmo em um relacionamento com Helô (Elina de Souza), mas fica tão confuso que não se dá conta do triângulo constrangedor em que está envolvido. "Ele é aquele tipo de pessoa com medo de resolver as coisas de uma vez", justifica.

O professor não tem coragem de colocar um ponto-final nos sentimentos que tem pela diretora. Ao mesmo tempo, não termina a relação com a coordenadora pedagógica. "Ele é meio perdido, acaba se envolvendo em situações constrangedoras, mas não vejo como propositais", defende o ator, em entrevista ao Notícias da TV.

O personagem, de fato, tem um passado mal explicado com Ruth. Sabe-se que os dois viveram uma paixão arrebatadora na adolescência, quando o músico ainda tinha uma banda na garagem de casa. Eles se reencontraram por acaso, quando o professor foi contratado para trabalhar na escola Ruth Goulart.

"Que ele tem sentimentos fortes pela Helô eu não tenho dúvida, mas ainda estou tentando entender esse flerte com a Ruth. Acho que ele tem esse tique antigo e até meio inconveniente de seduzir o tempo todo, mas também vejo que sua relação com a Ruth não acabou bem no passado. Toda relação mal resolvida acaba ficando em algum lugar, mesmo que guardada lá no fundo", explica ele, que tem experiência de causa.

Afinal, o atual parceiro de Xuxa Meneghel conheceu a loira no fim dos anos 1980 e, apesar de uma química ter pintado ali mesmo, só foi concretizar a paixão em 2013, mais de duas décadas depois.

Se na vida real o coração está bem resolvido, na ficção, mais cedo ou mais tarde, Renato terá de tomar uma decisão. E tudo indica que a escolha não será positiva para Helô. Afinal, já foi adiantado que a personagem sentirá a "necessidade iminente de se afastar da escola e de sua melhor amiga".

Quase um Renato

Para Junno Andrade, o músico simplesmente "joga com as armas que tem". O intérprete, afinal, entende bem o jeito do personagem --tem tantas semelhanças com o professor que chega ser difícil listar todas.

"Somos motociclistas, compositores e músicos. Corremos atrás de trabalho para pagar os boletos, nos vestimos parecido e somos apaixonados. A única diferença é que não vivo um triângulo amoroso...", brinca o artista.

lourival ribeiro/sbt

Helô (Elina de Souza) e Renato (Junno Andrade) em Poliana Moça

O músico com Helô (Elina de Souza)

O ator, no entanto, não é tão nostálgico quanto o professor. Renato vive no passado, pensando na banda que não foi para a frente. Andrade, cuja carreira como cantor foi mais expressiva entre as décadas de 1980 e 1990, afirma que não sente falta dos trabalhos antigos.

"Eu sinto saudade de tudo que acontecia naquela época, não necessariamente do meu trabalho. Até porque faria tudo diferente. Sinto saudade das boas músicas dos anos 1970 e 1980, da leveza das pessoas, de como tudo era mais acolhedor. E sinto falta de fazer shows com minha banda mais recente… A pandemia nos tirou essa possibilidade", declara.

Novo público

Se pudesse, o ator pediria para Renato ter calma, cuidado e, acima de tudo, ser discreto. Conselhos que o próprio ator colocou em prática desde que começou a trabalhar com o público infantil. Assim que estreou na novelinha do SBT,  começou a redobrar a atenção nas postagens das redes sociais.

"É incrível ver como a resposta é rápida, tenho recebido muitas mensagens dessa galera. Eles são ligadíssimos nesse mundo virtual, a conexão é imediata. Na peça, eu quase morro de constrangimento quando sei que tem alguém muito jovem. Afinal, meu personagem, Roberto, destila uns palavrõezinhos. Fico roxo, mas depois tudo acaba em risadas", conta.

A peça em questão é Um Casamento Feliz, em cartaz na cidade de São Paulo. Na comédia, o ator interpreta um advogado de meios um tanto quanto inusitados. Ele aconselha Henrique (Fabio Villa Verde) a se casar com o melhor amigo dele, Dodô (Renato Rabelo). Assim, o homem conseguiria ter direito a herança familiar --sem perder a pegação de que tanto se vangloria.

A carreira como ator não é recente. Andrade recebeu a primeira proposta ainda na década de 1980, quando seus primeiros álbuns explodiram. Na ocasião, Jayme Monjardim convidou o artista para o elenco de Kananga do Japão (1989), da extinta TV Manchete (1983-1999). "Eu amarelei e acabei fugindo da situação. Fiquei muito arrependido", explica.

Já na década de 2000, o mesmo diretor convidou o artista para um novo teste. Desta vez, não deu certo. "Aquilo reacendeu uma chama dentro de mim. Aí, eu entrei para o elenco de Corações Feridos [2012], do próprio SBT", diz.

Poliana Moça é exibida de segunda a sexta-feira, às 20h30, no SBT. A novela dá continuidade à saga de Poliana (Sophia Valverde), menina que usa o Jogo do Contente para enxergar o lado bom da vida. A infância da personagem foi abordada no folhetim As Aventuras de Poliana, que a emissora colocou no ar em 2018.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Poliana Moça e outras novelas.


Resumos Semanais

Poliana Moça: Resumo dos próximos capítulos da novela do SBT - 22 a 24/5

Segunda, 22/5 (Capítulo 306)
Formiga encontra Jeff e Brenda na faculdade e avisa que agora vai estudar gastronomia. Yuna acredita que Pedro e Chloe estão escondendo alguma investigação dela. Sobre a votação para decidir o representante da comissão de formatura, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.