Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

REVOLUÇÃO DO CACAU

Renascer passa por sacudida após rasteira da realidade e apatia do público

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira como José Inocêncio utilizando um óculos para perto e lê uma revista em cena de Renascer

José Inocêncio (Marcos Palmeiras) lê uma revista sobre o agronegócio em cena de Renascer

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 13/5/2024 - 21h00

Bruno Luperi já deu sinais de que vai intervir mais no texto original de Renascer, ao contrário do que aconteceu com o remake de Pantanal. O autor vai introduzir personagens para acabar com o marasmo da história, até porque ainda há inúmeros capítulos e alguns meses pela frente --já que a estreia de Mania de Você, próxima novela das nove da Globo, deve acontecer só em setembro.

José Bento (Marcello Melo Jr) anunciou uma espécie de virada na trama central no capítulo exibido na quinta (9). Ele foi responsável por dar voz a fatores externos que prejudicavam a verossimilhança da narrativa, que insistia na "decadência" da indústria cacaueira.

Em conversa com José Inocêncio (Marcos Palmeira), o advogado disse que o cacau está vivendo um "renascimento" e até citou a queda de produtividade em países da África. Questões climáticas no Senegal e na Costa do Marfim, os maiores produtores do mundo, acabaram elevando o preço da commodity –e beneficiando os brasileiros.

No início da história, Venâncio (Rodrigo Simas) mencionou um panorama completamente diferente, em que navios de cacau vindos da África chegavam abarrotados de cacau ao sul da Bahia. Esse contexto fazia sentido em 1993, mas não mais em 2024.

Luperi também mostrou que está antenado com as críticas e melhorou a abordagem sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, tão criticada em Pantanal. João Pedro (Juan Paiva) se tornou um porta-voz perfeito da causa --como alguém com uma forte relação com a terra, ao contrário do engomadinho Jove (Jesuita Barbosa).

O jovem quer reverter a crise na fazenda do pai a partir da produção de um cacau de maior qualidade, reproduzindo um movimento que também aconteceu na vida real na região em que se passa o folhetim, o sul da Bahia.

Os novos rumos para Iolanda (Camila Morgado), que não quer mais ser chamada de dona Patroa, também ajudam a tornar Renascer mais antenada com o próprio tempo.

Um dos maiores acertos até aqui é com Buba (Gabriela Medeiros), em que assuntos espinhosos como o "nome morto" e a rejeição de familiares são abordados de uma forma que não é didática --e bem longe das polêmicas.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.