Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RESUMÃO DA SEMANA

Renascer: Inácia vira oráculo e porta-voz do espírito atormentado de Maria Santa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Edvana Carvalho está caracterizada como Inácia no remake de Renascer, da Globo

Inácia (Edvana Carvalho) em cena de Renascer: espírito vai aparecer diante da empregada

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 10/3/2024 - 8h15

Após deixar sua casa, Inácia (Edvana Carvalho) abraçará sua religião de vez e virará o oráculo de Renascer. Devota dos orixás do candomblé, a empregada passará a entrar em contato com Maria Santa (Duda Santos) a partir desta semana. A primeira visão que terá do espírito da ex-patroa vai parecer uma viagem ao passado.

Santinha surgirá na cozinha, como se estivesse viva, mas sua mensagem será a de uma mãe atormentada de preocupação com os filhos. A novela das nove da Globo, porém, confundirá o público. É que a cena vai parecer um flashback no começo, até ficar claro que se trata de algo sobrenatural.

Inácia falará com José Inocêncio (Marcos Palmeira) sobre José Augusto (Renan Monteiro). O coronel será duro com o filho, e Santinha dirá que ele deve saber o que está fazendo. O fazendeiro afirmará que tudo que o filho fez na vida foi lhe dar desgosto.

No final da conversa, a novela mostrará que só Inácia estará vendo Maria Santa. Mariana (Theresa Fonseca) também estará e será chamada de Santinha, e todos vão achar que o devaneio é um problema psiquiátrico.

Depois, já sozinha em seu quarto, Inácia vai refletir sobre ter visto Maria Santa na cozinha com a família e se questionará se está ficando louca. Nesse momento, o espírito de Maria Santa dirá: "Eu tô aqui, Inácia". A veterana arregalará os olhos e verá claramente Santinha na sua frente.

reprodução/tv globo

maria santa

Maria Santa (Duda Santos) fará aparição

Resumo dos capítulos

Segunda, 11/3 (Capítulo 43)
Ritinha conta a José Inocêncio que Damião desapareceu. Eliana propõe uma aliança a Eriberto contra Venâncio. Egídio repreende Tião Galinha. Damião mata o intermediário, sem saber quem foi o mandante do atentado contra José Inocêncio.

Norberto alerta José Inocêncio para o perigo de uma nova tocaia. Bento pensa em acessar um crédito agrícola em nome de João Pedro. Damião volta para casa, e José Inocêncio exige que o empregado lhe conte por que se ausentou do serviço. José Inocêncio é questionado sobre a morte do intermediário e declara guerra a Egídio.

Terça, 12/3 (Capítulo 44)
Padre Santo se sente culpado por ter falado com José Inocêncio sobre a desconfiança de Egídio. Deocleciano comenta sobre sua desconfiança de que foi Egídio quem mandou matar José Inocêncio. Depois de uma conversa com Pastor Lívio, Inácia decide dedicar sua vida aos orixás. José Inocêncio decide que Damião será seu braço direito.

Inácia avisa a Damião que uma porta abriu em seu destino por ele não ter matado José Inocêncio. Eliana desconfia da gravidez de Buba. Joana reclama com Tião sobre a galinha que ele carrega pra todos os lados e insiste em mantê-la dentro de casa. João Pedro aconselha o pai a mandar Damião embora. Sandra chega à fazenda dos pais e manda Marçal avisar a Egídio que sua filha está de volta.

Quarta, 13/3 (Capítulo 45)
Egídio se incomoda com a presença da filha e discute com Dona Patroa. Dona Patroa repreende Sandra por ter trancado a faculdade. Eriberto encontra Neno e Pitoco, e diz que está à procura de Du. Neno não gosta quando Pitoco pede o endereço de Teca a Eriberto. João Pedro, que está na estrada com o carro, ajuda Sandra, que está com dificuldades de domar o cavalo.

Os dois se conhecem, mas João Pedro se afasta assim que Sandra conta que é filha de Egídio. Deocleciano deixa a entender a Damião que alguém pode vir atrás dele por conta da morte do intermediário. José Inocêncio hesita diante da ideia de Mariana de abrir uma escola para adultos.

Quinta, 14/3 (Capítulo 46)
Lu repreende Zinha por debochar de João Pedro, que pegou livros para ler com a professora. Joana confessa a Egídio que sente medo do patrão. José Augusto comunica ao pai que se separou e que permanecerá na fazenda. Inácia fica confusa, e se comporta como se estivesse no passado. Teca flagra Pitoco e Neno tentando abrir o apartamento de Buba.

Deocleciano conta a Morena que, durante a confusão repentina de Inácia, a funcionária mencionou que José Inocêncio queria afogar João Pedro. Teca conta para Pitoco e Neno que Buba ficará com seu filho. Neno tenta convencer Pitoco de aproveitarem a oportunidade da situação de Teca para ganhar dinheiro. Teca não conta a Buba que os amigos a visitaram. Maria Santa aparece para Inácia em uma visão.

Sexta, 15/3 (Capítulo 47)
Maria Santa demonstra preocupação com os filhos para Inácia. Inácia confunde Mariana com Maria Santa. João Pedro alerta José Augusto para o perigo que corre ao ficar perto de Ritinha. Egídio revela a Joaninha que lhe deseja. Augusto fica impressionado com o trabalho de João Pedro e sua equipe. José Augusto se interessa por Lu.

Sandra deixa Mariana enciumada ao ver a filha de Egídio conversando com José Inocêncio. José Augusto comenta com João Pedro que Lu pode estar interessada nele. Norberto atira acidentalmente em direção a João Pedro e José Augusto.

Sábado, 16/3 (Capítulo 48)
Norberto fica aliviado por não ter acertado em João Pedro e José Augusto, e questiona o que os irmãos fazem na casa que era de Jacutinga. Egídio avisa a Tião Galinha que Dona Patroa pediu para levar Joaninha para ajudá-la no serviço de casa. Venâncio não aceita a proposta de divórcio de Eliana, e Buba percebe que ele está com ciúme da ex com Eriberto.

Norberto pede a Inácia para consultar Ifá, um oráculo africano. Sandra discute com Egídio. Inácia diz a José Augusto que ele acertou em voltar para a fazenda, e que deve cumprir sua missão de fazer o bem. Norberto sofre de saudades de Jacutinga. Lu tenta convencer Zinha a dar aula sobre os juparás na escola. Sandra encontra João Pedro e questiona ao rapaz se ele sente medo dela.


Os capítulos de Renascer são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 17 a 29/6

Segunda, 17/6 (Capítulo 127)
Dona Patroa acusa Mariana de ter se casado por interesse. Joana pede ao Pastor Lívio para fazer Tião desistir de ir para o acampamento. José Inocêncio comunica à família sua separação de Mariana. Sandra não gosta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.