Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ADEUS AO PADRE

Renascer: Inácia pressente morte, faz ritual na mata e protagoniza fenômeno

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Edvana Carvalho exibe expressão séria em cena da novela Renascer como a empregada Inácia

Inácia (Edvana Carvalho) em cena de Renascer: mãe de santo preverá morte de padre na novela

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 25/3/2024 - 15h00

Inácia (Edvana Carvalho) voltará a aparecer pilando ervas para um banho quando sentirá uma brisa soprar em Renascer. Na mata, ela erguerá as mãos para o céu e fará uma saudação em iorubá à deusa dos mares, Iemanjá. A mãe de santo fechará os olhos para receber uma mensagem sobrenatural e fará gestos como se estivesse abraçando um velho amigo, antes de entoar um canto de candomblé de despedida, deixando certo que haverá uma morte.

Na novela das nove da Globo, a cena da espírita será cortada para mostrar Santo (Chico Diaz) pedindo para Lívio (Bruno da Matta) fazer uma última viagem com ele antes de partir. O padre estará bem, terminando de encher seu carro com doações. O pastor não vai querer ir com ele à comunidade de assentados, mas acabará sendo convencido.

As cenas vão ao ar nesta segunda-feira (25), dando início ao adeus ao padre que está no folhetim desde a primeira fase. O público, então, verá Inácia começar um ritual na floresta no qual fará preces para que a passagem do católico seja em paz.

Ela ficará de joelhos e acenderá uma vela para Omolu, orixá da cura nas religiões de matriz africana. Uma forte ventania vai varrer as terras, e Inácia chegará desolada à fazenda. O padre, que estará em seu jipe com Lívio, morrerá serenamente. Quando o pastor se voltar para ele, Santo já estará sem vida.

O pastor irá à casa de José Inocêncio (Marcos Palmeira) dar a notícia da morte, mas Inácia já terá se antecipado. Ela falará que o povo todo da região vai chorar a morte do religioso. José Inocêncio vai querer realizar o velório em sua fazenda, mas Lívio falará que o padre deve ser velado na igreja. 

O coronel aos poucos convencerá Lívio de que não se pode deixar de beber o morto. Ele conseguirá até que o pastor aceite ingerir bebidas com álcool desde que o costume não aconteça dentro da igreja, mas do lado de fora. Fiéis de toda a região vão beber na porta do templo religioso na novela. Está previsto que o acontecimento reunirá devotos de diferentes religiões.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.