TERRA SAGRADA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Pastor Lívio (Breno da Matta) ouvirá história de exploração da fé, com cobrança por proteção
Em Renascer, Tião Galinha (Irandhir Santos) contará uma história de exploração da fé que deixará o pastor Lívio (Breno da Matta) horrorizado. O evangélico, porém, concordará que existem falsos líderes religiosos que usam os fiéis para dar verdadeiros golpe e enriquecer. O crime que será citado na novela das nove da Globo é o de estelionato e acontece na vida real em diferentes religiões.
Caberá a Lívio esclarecer para pessoas como Tião que não existe um pastor com escrituras sagradas para vender terras, milagres nem serviços de proteção de anjos. O ex-catador de caranguejos revelará que foi perdendo sua fé em Deus aos poucos antes de tentar ter um diabinho como o de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
A conversa não será totalmente gratuita e fará o peão voltar a ler a Bíblia com afinco. As cenas devem ir ao ar entre sábado (1º) e segunda (3) na novela das nove da Globo.
Tião terá ficado um mês peregrinando pela região atrás de trabalho. Ele passará fome e dormirá no mato, longe da mulher e dos filhos, até ser encontrado por Lívio. O pastor o encontrará e o convencerá a voltar para os braços de Joana (Alice Carvalho).
No caminho para a vila, Tião começará a questionar o evangélico. "Mais, se Deus, quano feiz o mundo, num deu terra pra ninguém... Comé que pode tê tanto dono? Quem deu pra eles, me diz, pastor? Foi Deus, foi? E se foi, foi de paper passado? Causa de quê que ele só passô as escritura pr’uma parte dos fio dele?", indagará o peão.
Lívio falará que Deus não deu escritura para ninguém e perguntará onde ele ouviu essa história de donos da sagrada escritura. "Ni quâno que eu vivia no mangue... Um dia apareceu lá um sujeito que dizia que era pastor de Cristo chegô espantano o diabo. Iele falô que tava abrîno uma igreja deles, ali perto, e que ia fazê os milagre lá... E ofereceu cura pra todo mundo em nome de Cristo", detalhará o homem humilde.
O pastor vai querer saber o que Tião fez, e ele contará que pulou fora rapidinho. "Quando iele me disse que de cada cem caranguejo que eu pegasse no mangue, 20 tinha que sê da igreja dele pra mór d’eu pagá a proteção do Cristo e dos milagre que ele ia me fazê", contará Tião.
Lívio gostará que ele não caiu no golpe. Tião falará que sonhava com um pedaço de terra, mas nunca acreditou que Jesus Cristo fez o mundo para depois vender. "Num sô tão ignorante anssim, não, sêo Pastor. Nunca ‘maginei Jesuis Cristo, fio de nosso pai, aceitâno cabresto dessa raça... Já pensô se Jesuis Cristo, Nosso Sinhô, ia fazê milagre a mando deles? Inda cobrá por issi?", continuará Tião.
Ele discursará sobre divisão de terras, fome e miséria rolando só para quem não pode pagar a taxa cobrada pelos representantes de Deus em sua forma simples de falar. "Me espanta você ter consciência disso", comentará o pastor.
Lívio vai querer saber se Tião sabe ler e descobrirá que o pai dele lia o Livro Sagrado para ele. "Pois vou lhe dar a Bíblia de padre Santo [Chico Diaz], até pra você exercitar a leitura. E parar com essa ideia de num voltar pra casa enquanto não arranjar emprego", declarará o religioso.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.