Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CÂNCER DA SOCIEDADE

Renascer destroça Tião, desmascara José Inocêncio e alfineta governantes

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Irandhir Santos está em cena da novela Renascer caracterizado como o personagem Tião Galinha

Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer: caso será usado como exemplo de manipulação do povo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 1/5/2024 - 6h15

Renascer vai cutucar políticos, principalmente aqueles que recorrem às notícias falsas e escanteiam investimentos na educação em seus mandatos. Após José Inocêncio (Marcos Palmeira) revolver sua questão com Tião (Irandhir Santos) com mais mentiras e até truque de escapismo, Lu (Eli Ferreira) vai cornetar o coronel. A professora traduzirá na novela das nove da Globo o que a ação do fazendeiro tem a ver com o fato de governantes explorarem a ignorância de pessoas humildes.

O diálogo dela com José Bento (Marcello Melo Jr) será um daqueles ferrenhos que, infelizmente, não ficaram ultrapassados no Brasil desde que a versão original da novela foi exibida, em 1993. Em O Rei do Gado (1996), novela também de autoria de Benedito Ruy Barbosa, o senador Roberto Caxias (Carlos Vereza) teve a função de tocar nas mazelas do país inúmeras vezes.

A cena de Lu terá o mesmo tom provocador daquelas com o senador Caxias que o público guarda na memória recente, já que O Rei do Gado foi reprisada entre novembro de 2022 e e junho do ano passado. 

A sequência no remake trará José Bento se divertindo com o nó que o pai dele deu no ex-catador de caranguejos por causa da mentira em torno de ter um diabinho. Ele comentará com Lu que o "sujeito ainda foi embora agradecido". "Por aí a gente vê que a ignorância desse povo não tem limite!", dirá, aos risos.

"E quais os limites pra quem, de uma posição de privilégio, explora a ingenuidade das pessoas?", indagará a professora. "Painho não tirou proveito daquele infeliz", rebaterá o filho do coronel. "Mas tirou de toda a situação. Como aliás, desde o dia que pisou aqui, que são todos causos que ele conta ao povo, se não uma relação de poder?", vai propor uma reflexão a educadora.

O advogado afirmará que o único pecado de seu "painho" foi ter sido esperto no meio de tanta gente ignorante. Ele ainda falará que ri de tudo porque realmente parece piada. Lu cortará, dizendo que não tem a menor graça.

Manipulação da ignorância

"Como não? O sujeito passou meses criando uma galinha e, depois, vem até aqui, no lombo de mula, cobrar painho porque o cramulhão não galou a pobre galinha dele? Ainda por cima me sai daqui se penitenciando, porque quebrou o trato que ele mesmo tinha feito com o pé-chanfrado!", lembrará Bento. Lu, então, discursará para os telespectadores:

Sinal do quanto precisamos levar a sério a questão da alfabetização no nosso país! Alfabetizar não é só ensinar a ler e escrever. Tem que aprender a interpretar uma informação, ter pensamento crítico, para não se deixar ser enganado por pessoas como o seu pai.

Ela explicará que uma mentira, ainda que inofensiva, é uma maneira de manipular gente como Tião, que por falta de educação não é capaz de diferenciar uma notícia falsa de uma verdadeira. Ele ficará bravo, dirá que os causos do pai não têm a ver com fake news.

Talvez seu pai não queira explorar essa gente. Mas há uma indústria toda criando ferramentas capazes de manipular e operar a ignorância de toda essa gente, colocando em xeque até a mais sólida das democracias. Enquanto isso acontece mundo afora, a educação, no Brasil, parece ter parado no tempo.

O bacharel em Direito falará para a professora que não entendeu a comparação que ela está fazendo. "Enquanto houver Tiões pelo mundo afora, haverá uma indústria que investe bilhões e bilhões de dólares para confundir e manipular as pessoas. E a única forma de se combater esse câncer que cresce no mundo afora, José Bento, é, sim, através da educação", dirá Lu.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 21/6 a 6/7

Sexta, 21/6 (Capítulo 131)
João Pedro se lamenta com Zinha e Deocleciano, dizendo que perdeu Sandra de vez. José Inocêncio diz a Inácia que sente desprezo por João Pedro, e que o filho não é mais bem-vindo em sua casa. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.