OS DEZ MANDAMENTOS
REPRODUÇÃO/RECORD
Moisés (Guilherme Winter) abre o Mar Vermelho em Os Dez Mandamentos; profeta volta em Gênesis
Gênesis acabou de ultrapassar a marca dos 100 capítulos no ar, mas a equipe de roteiristas já entregou o último episódio à direção da Record. O final da novela bíblica, aliás, traz uma surpresa para o público com a volta de Moisés (Guilherme Winter) --o profeta que abriu o Mar Vermelho e "sugou" a audiência da Globo em 2015 com a novela Os Dez Mandamentos.
Winter, no entanto, não será chamado ao Casablanca Estúdios, no Rio de Janeiro, para reprisar o personagem ao final da sétima fase de Gênesis --focada na trajetória de José (Juliano Laham). A produção vai economizar tempo e dinheiro em meio à pandemia de Covid-19 ao utilizar as cenas já exibidas no folhetim de Vivian de Oliveira há seis anos.
A proposta é seguir a ordem da própria Bíblia cristã ou do Pentateuco judaico, nos quais Gênesis é sucedido por Êxodo. O segundo livro traz justamente a saga de Moisés, que foi escolhido por Deus para colocar um fim à escravidão dos hebreus no Egito.
A última sequência vai trazer, segundo roteiros aos quais o Notícias da TV teve acesso, "um take rápido de Moisés de costas, quando ele ainda era jovem e se vestia como egípcio" para atrelar o fim de Gênesis ao começo de Os Dez Mandamentos. Uma "duologia" que pode virar uma trilogia com Reis, próxima novela bíblica da Record, ainda sem previsão de estreia.
O esforço, diga-se de passagem, faz parte de uma estratégia da rede de Edir Macedo em criar um universo narrativo aos moldes da Marvel a partir de suas produções inspiradas no livro sagrado. Um processo que começou justamente com a ascensão de Cristiane Cardoso, filha do bispo, ao posto de diretora de dramaturgia.
BLAD MENEGHEL/RECORD
José do Egito (Juliano Laham) em Gênesis
Após a morte de Abraão (Zécarlos Machado), Gênesis enfim avançará para a sexta fase nos próximos capítulos com o nascimento de Esaú (Cirillo Luna) e Jacó (Miguel Coelho/Petrônio Gontijo). O caçula de Isaque (Guilherme Dellorto) é justamente o pai de José, protagonista da sétima e última etapa da história.
Preferido do pai, o personagem de Juliano Laham despertará a inveja dos irmãos e será vendido como escravo para comerciantes ismaelitas que o levarão até o Egito. Graças aos seus sonhos premonitórios, ele rapidamente deixará de ser um mero servo de Potifar (Val Perré) para se tornar o principal conselheiro do faraó Sheshi (Fernando Pavão).
Jacó, no entanto, moverá mundos e fundos para reencontrar o filho, que convidará o pai e a família para se estabelecerem nas terras do Vale do Nilo. Em seguida, a voz de Deus (Flávio Galvão) aparecerá para explicar o que acontece durante os séculos que separam os últimos acontecimentos de Gênesis e o início de Êxodo.
O todo-poderoso narrará que os hebreus lhe viraram as costas e, por isso, caíram nas armadilhas de um ambicioso faraó. Desprezados, eles se tornaram os escravos responsáveis pela construção das pirâmides.
"E mesmo depois de ter se distanciado de mim, o povo me clamou e eu os enviei um libertador", discursará o criador, dando espaço às cenas de Moisés em Os Dez Mandamentos.
MUNIR CHATAcK/RECORD
Moisés (Guilherme Winter) em Os Dez Mandamentos
Os autores Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro disponibilizaram 150 capítulos para a emissora --que, assim como Jesus (Dudu Azevedo), também fez o "milagre" da multiplicação. Ao todo, já foram criados 24 novos episódios com o desmembramento dos roteiros originais na ilha de edição --e a quantidade final deve ficar muito próxima de 200.
Dessa maneira, a produção ganhará fôlego para terminar de gravar as fases de Jacó e José que, apesar do adiantado estado de produção, sofreram atrasos por conta da pandemia de Covid-19.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro
Segunda, 22/11 (Capítulo 220)
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.