Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PAPEL DIFÌCIL

Quem foi Teca em Renascer em 1993? Atriz estreou nas novelas com a personagem

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Lívia Silva caracterizada como Teca em Renascer

Lívia Silva em cena como Teca em Renascer; atriz novata também fez a personagem na novela em 1993

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 2/3/2024 - 10h00

Teca é uma personagem emblemática e difícil de Renascer, e nas duas versões da novela foi interpretada por atrizes até então novatas. Atualmente, ela é vivida por Lívia Silva, de 18 anos. Na edição original da novela, de 1993, o papel ficou com Palomma Duarte, que tinha apenas 16 na época.

Filha de Débora Duarte e neta de Lima Duarte, Palomma começou a carreira ainda na infância. Ela fez participações nos elencos das séries Armação Ilimitada (1988), da Globo, e Grande Pai (1991-1993), do SBT, antes de encarnar a Teca de Renascer.

Na primeira versão da novela, no entanto, a trama da personagem era diferente. Teca vivia num abrigo para mulheres grávidas com dificuldades financeiras, e foi lá que Buba (Maria Luísa Mendonça) a conheceu.

A personagem, que era intersexo (pessoa que nasce com órgãos genitais masculino e feminino), e não trans, a levou para sua casa já no intuito de adotar o bebê da garota.

Palomma Duarte se destacou como Teca e emendou vários outros papéis na Globo, em novelas e minisséries como Tropicaliente (1994), Hilda Furacão (1998), Terra Nostra (1999) e Mulheres Apaixonadas (2003). Nos anos 2000, ela foi para a Record e atuou em novelas como Cidadão Brasileiro (2006) e Pecado Mortal (2013).

A atriz voltou a ter sucesso na Globo em 2022, quando interpretou a personagem Heloísa em Além da Ilusão (2022). Este foi o papel mais recente dela na teledramaturgia.

reprodução/tv globo

Palomma Duarte como Teca em Renascer

Final de Teca em Renascer

Na versão original da novela, Teca tinha uma grande ligação com Maria Santa (Patrícia França). Rachid (Luís Carlos Arutin) revelou que a garota era neta de Marianinha, a irmã de Santinha que tinha sido expulsa de casa grávida. Teca era filha do filho que Marianinha carregava na barriga quando foi enxotada.

A garota foi acolhida por Buba e permaneceu ao lado dela após a morte de José Venâncio (Taumaturgo Ferreira), vítima de uma tocaia. Ao longo da novela, Buba se aproximou de José Augusto (Marco Ricca), e eles se tornaram um casal. Os dois assumiram o filho de Teca, que continuou convivendo com os personagens, em família.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 27/4

Quarta, 17/4 (Capítulo 75)
Dona Patroa implora para Sandra não afrontar o pai e retornar a Salvador. Buba diz a Venâncio que ele precisa aceitá-la para que os dois consigam levar o relacionamento adiante. Dona Patroa fica incrédula quando Sandra ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.